A grande maioria dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) fica muito distante de obter uma boa nota na redação. No ENEM de 2012, por exemplo, apenas 1,1% dos candidatos conquistou nota acima de 900, e mais de 25% dos estudantes ficou na faixa de pontuação entre 400 e 499. Além de praticar a leitura, treinar a escrita de textos e se manter bem informado, alguns requisitos básicos e evidentes são fundamentais para se fazer uma boa composição escrita. Para ajudá-lo a produzir uma redação do Enem nota 1000, selecionamos algumas dicas, além de uma lista de referências para que você entenda o que é considerado um bom texto!

Mantenha a calma para a execução de uma redação nota 1000

Diversos aspectos devem ser observados para se alcançar uma redação primorosa. Mas, a princípio, uma dica que serve para todas as fases do ENEM, de modo geral, é se esforçar para manter a calma. No dia anterior, então, o candidato deve descansar e se distrair um pouco, em vez de ficar tentando absorver conteúdos de última hora e virar a noite com mil leituras proteladas. O nervosismo pode bloquear a formação de ideias e a criatividade para escrever um bom texto.

Não fuja do tema e observe a correta estrutura do texto

Ao se deparar com o tema proposto pelos examinadores, o candidato deve prestar atenção no enunciado e destacar seus pontos elementares. Em seguida, é necessário fazer um planejamento acerca do que vai escrever, analisando argumentos e contextos que podem ser utilizados, traçando ideias gerais em um roteiro básico na folha de rascunho.

Nessa etapa, é importante não se descuidar do emprego da modalidade apropriada da norma culta, como as concordâncias verbal e nominal, a pontuação, a adequação gramatical, entre outros enfoques. O texto deve ser concebido levando-se em conta a correta estrutura lógica de nexo, coerência e coesão, que segue basicamente o padrão em três partes: a introdução, onde se apresenta o assunto; o desenvolvimento, em que são apresentadas as ideias e as argumentações; e a conclusão, onde há a síntese da discussão e eventuais propostas de intervenção ou modificação.

É preciso também tomar cuidado com o tempo disponível para essa produção e a posterior passagem para o texto definitivo. Por isso que o treino anterior é importante. Ao passar para a folha oficial da prova, além dos aspectos já comentados, deve-se tomar cuidado com a grafia das palavras e a acentuação. Somente dessa forma será possível garantir uma redação do Enem nota 1000!

Guia do Participante: um apoio para a redação nota 1000

A cada ano, a fim de auxiliar na preparação dos candidatos, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do governo federal responsável pela aplicação do Enem, divulgam um manual gratuito chamado Guia do Participante. Ele detalha os critérios de avaliação da prova que são cobrados, traz dicas para o certame e exemplifica textos de redação que receberam nota mil.

Obviamente, essa é uma leitura indispensável para os candidatos. O informativo não será distribuído fisicamente a quem prestará o Exame, mas é bem fácil de acessar, já que está disponível na Internet através do portal do Inep.

Exemplos de redação nota 1000

Além das dicas já discorridas, o candidato que tiver interesse pode conhecer e examinar alguns exemplos de redação com nível de excelência, dentro das cobranças dos avaliadores do Enem, para que se sintam mais seguros, preparados e confiantes. Na Internet, além dos exemplos trazidos no próprio Guia do Participante do Enem, há várias fontes que disponibilizam anualmente alguns exemplos de redação.

Avaliar os modelos de redação que obtiveram sucesso, criteriosamente, apontará um caminho de estrutura de texto a ser seguido. Por isso, não hesite em verificar alguns dos modelos. Leia muito, informe-se, treine e conquiste a tão sonhada redação nota 1000 no Enem!

Onde estudar com a nota do Enem

Tirar uma boa nota na redação do Enem aumenta muito as chances de você passar nos processos seletivos que usam a nota do exame para distribuir vagas em universidades públicas e privadas, bolsas de estudos e financiamento estudantil.

E se você ainda não sabe onde estudar com a nota do Enem, a gente ajuda.

Separamos uma lista com ótimas faculdades que aceitam o desempenho no Enem como forma de ingresso, além de oferecerem bolsas, descontos, convênios e financiamento sem burocracia.

Confira agora mesmo:

Veja também:

Veja qual nota precisa tirar no Enem pra entrar na faculdade

Está treinando para fazer uma redação nota 1.000? Conte para a gente aqui nos comentários!