Como Criar um Título para Redação
Você costuma ler jornais ou revistas? Se sim, o que lhe atrai para a leitura de um determinado texto? Sem dúvida é o título que o leva a se interessar pelo restante da matéria. Ele não só define o conteúdo do texto, como também cria a expectativa no leitor do que esperar do artigo apresentado.
Normalmente as provas de redação não obrigam o uso de título, porém a criação de um título é recomendável para que o examinador tenha uma breve ideia do conteúdo de seu texto logo no início da leitura.
O ideal é não usar apenas um título qualquer, mas um bom título, de preferência não muito longo e que represente bem aquilo que seu texto expressa. Certifique-se que seu título esteja muito bem relacionado com o conteúdo de sua redação.
Use títulos atraentes; se coloque no lugar do examinador, pense se você acharia interessante ler uma redação com título que você deu a ela. Analise se o título tem a ver com o restante da redação aos olhos do examinador. Às vezes ele parece óbvio para você, mas sem nenhum sentido para quem for fazer a correção.
Uma boa dica é só colocar o título após a conclusão da redação. Leia seu texto do começo ao fim e encontre uma palavra ou frase chave na qual toda sua redação poderia se resumir. Trabalhe essa palavra ou frase de modo que encontre um título bom e coerente.
Ainda está em dúvida se o título que criou está coerente e atrativo? Quando estiver treinando a elaboração da redação, peça para um amigo ou parente que dê sua opinião! Mas não se prenda apenas a opinião de uma pessoa. Análise sempre todo o feedback que receber, para verificar um ponto em comum. É interessante também ler editoriais em jornais, revistas e na internet. Preste atenção na estratégia adotada!
Passos para se Criar um Título para a Redação
- Defina os 3 (três) pontos principais do seu texto.
- Leia o texto e anote os pontos que lhe chamam mais a atenção.
- Como leitor, sobre o que se resume a ideia central do seu texto?
- Escreva um título que defina a ideia central de sua redação.
- Analise o título criado e pense se o mesmo conseguirá atrair a atenção do leitor/avaliador.
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]