Temas de redação que já caíram no ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova composta por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento, e uma redação. Ao contrário do que muitos alunos pensam, a redação é uma das partes mais importantes do exame, pois sua nota equivale a 50% da nota do candidato na prova.
Na redação do ENEM o estudante deve propor uma solução para o tema apresentado, sempre respeitando os direitos humanos. Ter uma boa preparação é essencial para fazer uma redação de qualidade. Uma dica de estudo é verificar quais são os temas antigos e discorrer sobre eles. Confira quais foram os temas e as propostas das redações do ENEM desde o ano de 1998:
Ano | Tema | Proposta |
1998 | Viver e Aprender | O estudante deveria analisar o sentido da vida, com base na letra da música “O que é, o que é” , de Gonzaguinha. |
1999 | Cidadania e Participação Social | Como este tema era ampliado, o aluno deveria escolher para qual assunto iria se direcionar, escolher seus argumentos e apresentar uma proposta de ação social. |
2000 | Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional | A proposta cobrava que o aluno se expressasse sobre como lidar com situações onde a infância não é respeitada. |
2001 | Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? | O aluno deveria desenvolver seu texto com base nos textos apresentados, sem deixar de respeitar os direitos humanos. |
2002 | O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? | Tendo a política como assunto da redação, a proposta da banca era resgatar a importância do voto, não somente dos jovens, mas de todos os cidadãos brasileiros. |
2003 | A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? | O aluno deveria considerar as causas e as consequências da violência no país, e apresentar possíveis soluções para o problema. |
2004 | Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação | Neste tema o aluno deveria ser cuidadoso ao expor suas propostas, pois poderiam ser consideradas abusos ou sensacionalismo. |
2005 | O trabalho infantil na sociedade brasileira | O aluno deveria mostrar a realidade brasileira e sua relação direta com o trabalho infantil. |
2006 | O poder de transformação da leitura | O candidato deveria identificar a importância da leitura na formação dos seres humanos, tendo como única restrição o respeito aos direitos humanos. |
2007 | O desafio de se conviver com as diferenças | O candidato deveria considerar todos os tipos de diferenças existentes, mostrando os benefícios que elas trazem para a sociedade. |
2008 | Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar | O aluno deveria escolher uma das três opções e mostrar os pontos positivos e negativos de sua escolha, além de apresentar argumentos para mostrar porque esta opção era a mais viável entre as três opções propostas. |
2009 | O indivíduo frente à ética nacional | Neste tema de redação, o aluno deveria apresentar uma proposta de ação social, sem desrespeitar os direitos humanos. |
2010 | O trabalho na construção da dignidade humana | Como os textos de apoio fornecidos aos alunos eram completamente diferentes, os candidatos deveriam selecionar somente um deles para fazer sua redação. |
2011 | Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado | A proposta de redação sugeria que o candidato estabelecesse os limites entre o privado e o público. Além disso, deveria apresentar uma proposta de solução. |
2012 | Movimento imigratório para o Brasil no século 21 | O estudante deveria fazer uma reflexão sobre o crescimento do Brasil na economia mundial, mostrando o porquê de as pessoas optarem por se mudar para o nosso país. |
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