Você sabe o que é um texto Entrevista? E como produzir uma redação nesse estilo? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais características desse modelo textual que pode cair na redação do vestibular.

O que é um texto entrevista?

Uma entrevista é composta por duas ou mais pessoas que dialogam entre si acerca de um assunto. Ela é composta por duas partes: o entrevistador, que conduz o diálogo e faz perguntas ao seu interlocutor, e o entrevistado, que as responde e aprofunda a discussão sobre o tema proposto.

O principal objetivo de uma entrevista é extrair informações e declarações do entrevistado sobre um determinado assunto. É muito utilizada no jornalismo, sendo encontrada nos mais diversos tipos de veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, blogs, televisão, rádio, podcast etc.), a fim de transmitir conhecimento à sociedade.

Além disso, existem também outras formas de entrevistas, como a de emprego, psicológica, criminal, entre outras.

Se uma entrevista é o diálogo entre duas ou mais pessoas, o texto entrevista é exatamente esse diálogo, mas no formato textual. Confira a seguir as características específicas desse gênero.

Quais são as características do texto entrevista?

Por se tratar de um diálogo, a entrevista é caracterizada pela oralidade e discurso direto. Ou seja, há reprodução integral da fala das personagens.

Para indicar as citações diretas, o texto entrevista é marcado por muitos sinais de pontuação, como travessão, aspas e parênteses, usadas para apontar as falas e separá-las do texto corrido, bem como reticências, interrogação e exclamação, que expressam os tons e a subjetividade dos interlocutores, detalhando aspectos como emoções e sentimentos. O ponto de interrogação também exerce a função de indicar as perguntas que o entrevistador faz ao entrevistado. 

Como é a estrutura do texto entrevista?

O texto entrevista geralmente é estruturado da seguinte forma:

  • Tema: a primeira etapa de uma entrevista é a definição do tema a ser trabalhado. A partir dele, é possível escolher os entrevistados mais indicados para falar sobre o assunto.
  • Roteiro: antes de iniciar o diálogo com o entrevistado, o entrevistador precisa se preparar para conduzir a entrevista da melhor forma para alcançar o objetivo desejado. Para isso, é elaborado um roteiro, geralmente com sugestões de perguntas, para o entrevistador se guiar durante a conversa e não deixar passar nenhum ponto importante do tema proposto.
  • Título: após concluída, a entrevista recebe um título criativo e que desperte a atenção e curiosidade do leitor. O título é importante para influenciar a decisão do público em ler aquela entrevista.
  • Revisão: para que nenhum erro ortográfico ou gramatical passe batido, o texto pronto é revisado antes de ser publicado.

Entrevista dirigida e não dirigida

Uma entrevista pode ser dirigida ou não dirigida. Na entrevista dirigida, o objetivo do entrevistador é coletar informações preciosas e aprofundar o diálogo sobre um tema, com base no compartilhamento da experiência e conhecimento do entrevistado. Por isso, ele está mais atento aos detalhes da fala, formulando as perguntas durante a conversa. Seu roteiro não costuma ter perguntas prontas, mas apenas tópicos.

Já na entrevista não dirigida, o foco está no acontecimento, fato ou evento. É preparada com antecedência e conta com um roteiro mais elaborado, com pesquisa e sugestões de perguntas.

Quais são os tipos de entrevistas?

Existem diferentes tipos de entrevistas. Veja quais são as principais:

  • Individual: é a entrevista na qual participam apenas o entrevistador e o entrevistado, geralmente é agendada com antecedência e ambas as partes se preparam para o diálogo.
  • Coletiva: entrevista realizada em grupo, e também chamada de coletiva de imprensa. Nesse formato, há um grupo de entrevistadores que fazem diferentes perguntas a um ou mais entrevistados.
  • Rotina: essa entrevista não costuma ser agendada, pois acontece a partir de eventos factuais, como acidentes, desastres, mortes, assaltos, festividades etc. Os entrevistados são pessoas que estiveram presentes nesses acontecimentos.
  • Exclusiva: esse tipo de entrevista é concedida pelo entrevistado a um único entrevistador, normalmente com alguma informação nova desconhecida por todos e que será divulgada na entrevista.
  • Pesquisa: na entrevista de pesquisa, os entrevistados são especialistas em determinados assuntos, que explicam de forma mais compreensível informações técnicas sobre suas especialidades.
  • Opinião: são entrevistados profissionais ou pessoas experientes em determinados assuntos, como atletas, políticos, estudiosos e artistas, que irão compartilhar suas opiniões com base na experiência e conhecimento no tema.
  • Perfil: o entrevistador descreve a vida do entrevistado, contando sua história, biografia, hábitos, costumes e curiosidades. É comum que o entrevistado seja uma pessoa famosa, importante ou interessante para o público. 

Exemplo de texto entrevista

Nessa entrevista, a jornalista entrevista um cientista que pesquisa a vacina contra covid-19. Com base nas explicações acima, ela é do tipo individual, de pesquisa e de opinião.

Contudo, ela também possui características da entrevista perfil, pois antes das perguntas referentes ao tema proposto, é descrita a biografia do cientista, relatando sua história de vida e experiências pessoais. 

Além disso, o texto utiliza de um recurso chamado “olho” ou “aspas”, que destaca parte da fala do entrevistado, considerada como uma citação importante ou interessante para o conteúdo.

Como se tornar um entrevistador?

Como já foi mencionado ao longo do texto, a função entrevistador é muito comum na profissão jornalista. Existe um curso de graduação em Jornalismo, o qual possui disciplinas que ensinam técnicas de entrevistas. Embora o diploma não seja obrigatório para exercer a profissão, ele é um diferencial na disputa por uma vaga de emprego.

Abaixo, é possível conferir algumas opções de instituições de ensino que oferecem o curso de Jornalismo com a autorização e reconhecimento do Ministério da Educação. Confira:

Leia também:
Confira alguns temas de redação que podem cair na prova
Como fazer uma redação

Se você tivesse que escolher um tema para escrever um texto entrevista e uma pessoa para ser entrevistada, quais seriam suas escolhas? Conte aqui pra gente nos comentários.