Conheça todas as regras do Enem 2019

Enem — Escrito por

Confira agora mesmo todas as regras do Enem 2019 para você não fazer feio no dia da prova!

As regras do Enem 2019 sofreram algumas modificações em relação às edições anteriores, mas não foi nada muito extremo, pois, geralmente, não muda tanta coisa entre uma edição e outra.

Mas, mesmo com tantas regras e algumas delas já bem antigas, sempre tem aqueles candidatos desatentos que chegam atrasados e dão de cara com o portão do local de prova fechado ou levam o que não deve para a sala de realização do exame.

O Enem é cheio de regras para tudo e saber quais são elas é fundamental para você não passar aperto no dia do exame ou até mesmo, não perder a prova. Para que você não esqueça de nada importante no dia da prova, preparamos uma lista com as principais regras do Enem 2019.

Quer saber quais são elas? Então continue a leitura deste post!

Saiba quais são as principais regras do Enem 2019

As regras do Enem 2019 em sua grande maioria, são idênticas às das edições anteriores, pois já 2017, o MEC fez algumas alterações no exame. Há regras sobre o que pode ou não ser levado no dia da prova, o que pode comer, regras para quem é menor de idade e até mesmo, para quem precisa de atendimento especial, como mães que ainda estão amamentando.

Veja algumas regras básicas do Enem 2019

Essas normas já são estabelecidas desde as primeiras edições do exame, mas é sempre citá-las, para que você guarde em sua cabeça e não cometa deslizes simples no dia de fazer a prova. Você deve ficar cientes dessas regras antes mesmo de sair de casa para fazer o exame. Veja quais são elas!

  • É permitido somente o uso de caneta de tinta preta, esferográfica e fabricada em material transparente. Lápis, borracha, lapiseira e calculadora são proibidos.
  • O candidato não pode levar livros, apostilas ou qualquer material de consulta;
  • Durante as provas, o candidato não pode usar óculos escuros, chapéu e gorro.
  • Dispositivos eletrônicos como celulares, tablets,agendas eletrônicas, ipods, pendrives e outros equipamentos não são permitidos. O candidato não pode nem mesmo usar um simples relógio nos dias da realização das provas.
  • Durante as provas, os candidatos só podem se comunicar com o fiscal da sala.
  • Lanches são permitidos e o candidato pode comer durante as provas, como pode também levar uma garrafa de água ou suco.
  • Idas ao banheiro são permitidas, desde que acompanhando de um fiscal.

Veja o que deve ser levado no dia da prova

No dia da prova é obrigatório levar:

  • documento com foto como passaporte, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista e outros documentos que constam no edital do Enem;
  • caneta esferográfica de tinta preta.

Além desses itens, que são obrigatórios, ainda é aconselhável que o candidato leve:

  • o cartão de confirmação impresso. Assim, fica mais fácil localizar o local da prova;
  • quem precisa de dispensa atestar para fins trabalhistas que fez prova, deve levar uma declaração de comparecimento para o chefe da sala assinar.

Novas regras do Enem 2019

Como as provas do Enem ainda serão realizadas em novembro, é possível que o INEP faça outras alterações antes dos dias das provas. A seguir, vamos citar as regras criados em 2018, que ainda devem valer para 2019. Confira!

  • O pedido de isenção de taxa de inscrição deve ser feito antes do período destinado à inscrição.
  • Quem conseguir a isenção de taxa faltar no dia da prova, sem uma justificativa — atestado médico — terá que pagar o valor da inscrição para o próximo Enem. No entanto, candidatos isentos que justificarem a falta poderão solicitar isenção do pagamento da taxa novamente.
  • Os candidatos que atingiram a nota mínima necessária para tirar a certificação do Encceja podem ser isentos da taxa de inscrição.
  • Houve um aumento de 30 minutos no tempo de realização das provas no segundo dia do Enem.
  • Serão aceitos outros documentos no dia da prova e não somente o RG, como foi listado no tópico anterior.
  • Quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação vai perder 200 pontos.
  • As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos e não em um único final de semana.
  • O Enem já não pode ser mais utilizado como meio de conseguir o certificado do ensino médio.

Precauções que devem ser tomadas nos dias das provas

Para não ser eliminado do Enem é preciso tomar algumas precauções, principalmente em relação ao horário de abertura e fechamento dos portões. Os candidatos só podem entrar entre o horário de 12h e 13h. Após esse horário, os portões são fechados e não é permitida a entrada de mais ninguém. Então, não deixe para sair de casa em cima da hora.

O exame começa às 13:30 e o candidato só pode ir embora depois de 2 horas do início das provas.

Onde estudar usando a nota do Enem 2019

Agora que você já sabe as regras do Enem 2019, está na hora de descobrir o que fazer com a nota do exame. Você pode usar sua pontuação no Enem para participar do Sisu, tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni ou ainda recorrer ao Fies.

Algumas faculdades particulares como a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul também aceitam a nota do exame como forma de ingresso direto, sem necessidade de fazer vestibular. Elas ainda têm programas de concessão de bolsas para estudantes que conseguem boas notas no exame. Sendo assim, quanto maior a nota no Enem, maior o desconto concedido pela instituição.

Para saber como funciona o programa é interessante acessar os sites das instituições, pois lá você tem acesso a informações completas sobre o assunto.

A seguir, vamos listar outras instituições bem conceituadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Veja lá!

Veja também

Veja quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 700

Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2019

Agora que você já sabe quais são as regras do Enem 2019 está na hora de contar nos comentários como está a sua preparação para as provas.

Comente