Entenda se é possível fazer renegociação do contrato do Fies

Fies — Escrito por

O FIES é uma das alternativas de quem deseja fazer um curso superior, mas não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades da faculdade.

Para conseguir esse financiamento é necessário fazer o Enem e utilizar a nota obtida no exame para participar do processo seletivo do FIES. Os candidatos aprovados recebem um empréstimo de algum banco participante do programa para pagar a faculdade.

A ideia é que, ao sair da faculdade, o aluno consiga um emprego em sua área e devolva esse valor por meio de parcelas que cabem no seu bolso.

Acontece que a realidade atual do país não é das melhores. O desemprego tem sido uma das principais consequências da crise econômica que vivemos e, nesse cenário, muitos alunos que acabaram de se formar não conseguem trabalhar. Consequentemente, não conseguem pagar o financiamento estudantil.

Você também está sendo afetado por essas questões e, por isso, não tem conseguido pagar o empréstimo? Bom, saiba que tem como resolver isso. Explicaremos abaixo!

É possível fazer uma renegociação FIES?

Bom, a resposta é: depende. Acontece que é sim possível negociar esse valor, mas apenas os alunos com contratos firmados até o segundo semestre de 2017, em fase de amortização e com atraso mínimo de 90 dias poderão renegociar o débito.

Além disso, para obter o benefício o contrato também pode ser objeto de ação judicial.

Como será feita a renegociação dos valores

A renegociação do débito poderá ser feita de duas formas: reescalonamento e reparcelamento. Confira como funciona cada um:

  • Reescalonamento: essa opção é basicamente um novo empréstimo para quitar a dívida.
  • Reparcelamento: nessa opção, o estudante parcela novamente o valor em aberto. Serão acrescentados também mais 48 meses no prazo para quitar o empréstimo. Os alunos que optarem pelo parcelamento pagarão o valor que já devem acrescido de juros e demais encargos.

Contudo, em ambos os casos é necessário que no ato da negociação o estudante pague uma entrada entre um valor que seja 10% maior do que a dívida ou R$ 1 mil. Além disso, a parcela mínima mensal será de R$ 200,00.

Onde fazer a renegociação FIES

Para fazer uma nova negociação os alunos inadimplentes deverão ir até o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal dentro do prazo informado acima.

Assim que a renegociação for realizada, os agentes financeiros retiram o nome do estudante e de seu fiador dos órgãos de proteção ao crédito e eles voltam à condição de adimplência junto ao FIES.       

Prazo para fazer a renegociação FIES

O prazo para fazer a renegociação começou dia 29 de abril e vai até 29 de julho de 2019. Portanto, corra que ainda dá tempo de renegociar seu débito e se livrar da inadimplência!

Como estudar sem fazer financiamento

O FIES é uma excelente opção para quem deseja fazer uma faculdade privada, mas não consegue pagar as mensalidades. Com ele o aluno faz todo o período do curso sem pagar nada e só começa a pagar depois, afinal, ao sair da faculdade, o aluno terá um emprego bom e em sua área, certo?

Bom, tudo parece se encaixar perfeitamente, na teoria. A verdade é que as coisas nem sempre funcionam como o planejado. Com a crise na qual estamos inseridos, por exemplo, nem sempre é possível já sair da faculdade e arrumar um emprego. Mesmo que o estudante consiga uma vaga, pode ser que ele não receba o suficiente ou em algum momento seja demitido.

Nesses casos, fica bem difícil arcar com as parcelas do empréstimo. Mas, além do FIES, existem outras formas acessíveis de estudar. Muitas faculdades com boas notas no MEC, por exemplo, possuem mensalidades mais baratas que cabem no bolso. Vamos mostrar algumas opções:

O mais legal é que, além de serem reconhecidas pelo MEC e oferecem cursos com mensalidades baratas, essas instituições ainda possuem programas de bolsas de estudo e de desconto em mensalidades.

Veja também:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do país

Saiba se é possível fazer uma faculdade gratuita EAD

Agora que você já sabe como funciona a renegociação FIES, conte para nós nos comentários se ainda pretende fazer o financiamento ou se vai tentar uma bolsa na faculdade particular. Estamos curiosos!

Comente