Poder fazer o Enem sem pagar nada é um direito que muitas vezes as pessoas nem sabem que têm!

Por isso vale muito a pena explorar todas as possibilidades oferecidas pelo maior exame do Brasil.

Todos os anos, organização do Enem distribui isenções para que milhares de candidatos possam fazer o Enem totalmente de graça.

Será que você também pode receber esse benefício?

A seguir, saiba como solicitar e como ver o resultado da isenção do Enem 2020.

Como solicitar isenção da taxa do Enem 2020

Em março, quando o edital do Enem 2020 for divulgado, a gente vai saber exatamente quando será o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Normalmente o processo acontece entre o final de março e início de abril – uns 40 dias antes das inscrições gerais.

No total são 10 dias para você fazer sua solicitação. Para isso, basta entrar no sistema do Enem e informar uma série de dados pessoais e econômicos.

Como ver o resultado da isenção do Enem 2020

Depois que o candidato se cadastra no sistema de isenção do Enem, a informação segue para análise e o resultado sai alguns dias depois do encerramento da solicitação, no próprio site.

Para saber se conseguiu ou não é necessário informar o nome de usuário e senha.

É importante reforçar que é responsabilidade do candidato fazer essa consulta. A organização do Enem não vai correr atrás de quem teve a solicitação aprovada para avisar.

Tem mais: o candidato que consegue a isenção não está automaticamente inscrito no Enem 2020. Em maio, quando abrirem as inscrições gerais, ele precisa se cadastrar normalmente, como todo mundo.

Quem tiver a solicitação reprovada pode contestar a decisão dos avaliadores e ganhar mais uma chance. É dado um prazo adicional para isso logo após a divulgação dos resultados gerais.

Se ainda assim a resposta for negativa, o único jeito de participar do Enem 2020 será pagando a taxa de inscrição.

Quem pode pedir isenção do Enem 2020

A isenção do Enem não é um benefício aberto a todo mundo, mas direcionado a alunos que cumprem alguns requisitos estabelecidos pelo governo.

Para ter direito à isenção é preciso atender a um dos requisitos abaixo:

  • Estar matriculado na última série do ensino médio em escola da rede pública.
  • Ter concluído o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral. Para participar, o requisito de renda é de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Comprovar que pertence a família de baixa renda, tem Número de Identificação Social (NIS) válido, renda individual de meio salário mínimo ou familiar de até três mínimos.

Quem conseguiu isenção nos anos anteriores e quer tentar novamente o benefício pode fazer a solicitação normalmente outra vez.

Por outro lado, quem foi isento no ano anterior e não apareceu para fazer as provas terá que dar explicações ao MEC caso queira obter o benefício novamente.

A isenção só será concedida se o candidato justificar o motivo da ausência. E não pode ser qualquer justificativa. O MEC só vai levar em conta “causas maiores”, como problemas de saúde, viagem de trabalho, problemas com a justiça, familiares, etc. – e tudo terá de ser comprovado por meio de boletim de ocorrência, atestados médicos, laudos, declarações oficiais, etc.

Por que vale a pena investir no Enem 2020?

Mesmo que você não consiga isenção, vale a pena investir no Enem 2020!

Sabe por quê?

Porque os exames permitem disputar vagas em cursos superiores no ensino público ou privado.

No Brasil, você sabe: quem entra no mercado de trabalho com um diploma de nível superior tem muito mais chances de se dar bem e ganhar melhores salários.

Conheça abaixo alguns programas que vão usar a nota do Enem 2020:

Sisu 2021 – É um dos programas mais concorridos do Brasil porque distribui vagas em universidades públicas. São cerca de 300 mil oportunidades todos os anos, em cursos presenciais de todas as áreas. Para se inscrever basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado a redação.

ProUni 2021 – Com o Enem 2020 dá para estudar em faculdade particular com bolsa de estudos! Todos os semestres são distribuídos milhares delas, em cursos presenciais e a distância. A seleção é bastante procurada por participantes de todo o Brasil.

FIES 2021 – Com a nota do Enem também é possível entrar na disputa por um financiamento a juros baixos e estudar em faculdades de qualidade por todo o país.

Ingresso direto 2021 – As notas do Enem ainda permitem entrar em inúmeros cursos de faculdades privadas sem fazer vestibular. Vale para graduações presenciais e a distância em todas as áreas.

A grande sacada para se dar bem em qualquer processo seletivo que use a nota do Enem é optar por faculdades conceituadas, que tenham qualidade de ensino reconhecida pelo MEC e um bom apelo junto ao mercado de trabalho.

Abaixo, a gente selecionou algumas para você conhecer desde já:

Veja também:

Descubra se existe uma lista de aprovados do Enem 2020

Entendeu como funciona o sistema de isenção do Enem 2020? Vai tentar o benefício? Conte para a gente nos comentários!