O ProUni pode até ser bastante concorrido. Só que, por outro lado, é um programa que oferece aos candidatos várias chances de entrar em uma mesma edição.

Por isso, quem está pensando em tentar uma bolsa de estudos numa faculdade particular de primeira linha precisa ficar de olho em todas essas etapas, especialmente na lista de espera.

Essa etapa é totalmente diferente das demais e requer uma dose a mais de atenção.

A seguir, saiba onde ver o resultado da lista de espera do ProUni 2020!

Os resultados do ProUni 2020

O ProUni 2020 deve ter duas edições. A primeira, e maior delas, começa em janeiro, poucos dias depois da divulgação oficial do Enem 2019.

As inscrições abrem no dia 28 de janeiro e se encerram no dia 31 de fevereiro. A primeira chamada acontece no dia 4 de fevereiro. A segunda chamada, no dia 18 de fevereiro.

A segunda edição do ProUni de 2020 deve ocorrer em junho ou julho, com um número menor de vagas.

O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares de qualidade reconhecida pelo MEC.

Os benefícios são distribuídos por meio de um processo seletivo que, dependendo do curso, pode ser bastante concorrido. O critério de escolha é a nota que o candidato apresenta no Enem 2019 — quanto mais alta, mais chances.

Os resultados são divulgados dois dias após encerramento do processo seletivo. É tudo muito rápido e totalmente informatizado.

Os candidatos vão sendo chamados em etapas.

Primeiro vem a chamada principal, com o nome da maioria dos escolhidos. Os convocados têm poucos dias para se apresentar à faculdade com toda a documentação comprobatória em mãos.

No meio do caminho, muitos desistem, não conseguem levar a documentação necessária ou simplesmente deixam a data passar. Isso faz com que as bolsas fiquem disponíveis novamente.

Para que essas vagas não fiquem ociosas, o ProUni lança uma segunda chamada, que acontece cerca de uma semana depois da divulgação da chamada principal. O processo para realização da matrícula é o mesmo.

Mesmo assim, muitas bolsas ainda não são ocupadas, e é por isso que o ProUni lança mão da lista de espera.

Sabe como funciona e como ver o resultado a seguir!

Saiba onde ver o resultado da lista de espera do ProUni 2020

Na prática, a lista de espera é a terceira chance que os participantes do ProUni têm de receber a bolsa de estudos desejada.

Só que para usufruir de mais esta oportunidade é preciso estar bastante atento ao calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Normalmente a lista de espera abre cerca de 15 dias após a divulgação dos resultados oficiais do ProUni.

A grande diferença é que os candidatos precisam manifestar interesse em participar, já que o processo não é automático como na segunda chamada.

Para isso, é necessário entrar novamente no sistema do ProUni, com seu login senha, e clicar na opção de participar da lista.

Depois disso o candidato precisa acompanhar de perto as chamadas pelos próximos dias. Ele pode ser convocado a qualquer momento.

O resultado não aparece na plataforma do ProUni: é divulgado pelas próprias faculdades, muitas vezes por anúncios nos sites ou afixação da lista de aprovados em murais. Ou seja, é preciso correr atrás da informação, diretamente com a instituição envolvida.

Caso aconteça de ser selecionado, o participante terá um prazo curto para apresentação dos documentos e formalização da matrícula.

No primeiro semestre, o prazo para entrar na lista de espera vai de 6 a 9 de março. A convocação dos aprovados começa a ser feita a partir do dia 13 de março.

Após a lista de espera, o ProUni ainda abre uma quarta seleção para as vagas remanescentes (veja mais detalhes no link abaixo).

Quem pode participar do ProUni 2020

Para participar do ProUni 2020 os candidatos precisam: ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública, apresentar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa e, claro, ter feito o Enem 2019.

A pontuação para participar deve ser de pelo menos 450 na média das provas, sem ter zerado a redação.

O programa está aberto também a professores efetivos da rede pública de ensino e de pessoas com deficiência. Nesses casos, não é necessário atender a todas as exigências acima.

Faculdades que você vai encontrar no ProUni 2020

Como a gente já adiantou no começo do texto, o ProUni só trabalha com faculdades reconhecidas e que têm boa avaliação junto ao MEC. Ou seja: a bolsa será utilizada para cursar um ensino de qualidade!

A relação de faculdades participantes e cursos variam a cada edição do programa.

Abaixo, a gente selecionou algumas ótimas faculdades que aparecem com frequência no ProUni . Conheça:

Veja também:

Entenda como funcionam as vagas remanescentes do ProUni 2020

Pronto para encarar a seleção do ProUni 2020? Qual curso você gostaria de fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!