Descubra como ver o resultado da prova do Encceja 2019

Enem — Escrito por

O resultado da prova do Encceja 2019 traz a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental para os mais de 2 milhões e 900 mil candidatos que se inscreveram nessa edição.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é voltado para os jovens e adultos brasileiros que não concluíram os estudos na idade adequada e realizado pelo Inep.

Ao ser aprovado no Encceja, o estudante comprova que possui os conhecimentos necessários para a certificação desejada (ensino fundamental ou médio), mesmo sem ter frequentado o ensino formal. 

Veja a seguir como consultar seu resultado do Encceja 2019, saiba mais sobre as provas do Exame e entenda como usar seu resultado do ensino médio para entrar na faculdade!

Como ver o resultado da prova do Encceja 2019?

Os resultados individuais do Encceja 2019 devem ser consultados na Página do Participante, no site do Encceja-Inep. Veja como consultar:

  • Vá até a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, a senha cadastrada na inscrição, resolva o desafio de imagem e clique em “Enviar”. Caso tenha esquecido a senha, clique em “Esqueci minha senha”, para fazer a recuperação.
  • Na tela seguinte, acesse a opção “resultado”. Você verá quantos pontos fez em cada uma das 4 provas de múltipla escolha e na redação.

Como saber se você foi aprovado?

Para ser aprovado no Encceja e ter direito a tirar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, você precisa fazer no mínimo 100 pontos em cada uma das 4 provas objetivas e ter nota igual ou maior que 5 na redação.

Quando sai o resultado do Encceja 2019?

O edital oficial do Encceja 2019 não informa a partir de quando os resultados individuais estarão disponíveis para consulta e o Inep ainda não divulgou a data.

Porém, com base em edições anteriores do Encceja Nacional, o resultado deve sair até meados de novembro de 2019.

Já os gabaritos serão divulgados em até 10 dias úteis após a data de realização das provas, no Portal Inep. Como as provas do Encceja 2019 serão realizadas no dia 25 de agosto (domingo), o gabarito sairá até 6 de setembro.

Certificado 

Após ser aprovado no Encceja, é preciso procurar a instituição certificadora indicada na inscrição para solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como usar o resultado do Encceja 2019 para entrar na faculdade

Depois de conseguir a certificação do Encceja 2019 para o ensino médio, é hora de pensar no futuro e usar o resultado para entrar na faculdade.

Você pode esperar o próximo Enem, caso não tenha se inscrito na edição de 2019, para participar do Sisu, ProUni e FIES e tentar uma vaga na universidade em 2021.

Mas, se a ideia é ingressar logo no ensino superior, é melhor usar seu resultado para se inscrever em uma faculdade particular fazendo o vestibular da própria instituição.

Desse modo, você ainda pode conseguir uma bolsa de estudos de até 100%, pois algumas faculdades oferecem esse benefício de acordo com o desempenho do estudante no vestibular.

Um exemplo é a Universidade Cruzeiro do Sul Educacional, que dá bolsa de 100% para os candidatos que acertarem a partir de 75% da prova do vestibular tradicional. E quem acerta abaixo desse percentual também pode ganhar bolsas de até 50%.

Sem falar que, na rede privada, você encontra uma grande oferta de cursos a distância (EAD), que oferecem flexibilidade, além de faculdades que podem ser feitas em apenas 2 anos.

Só é preciso verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) antes de se matricular, pois assim você tem a garantia de receber um diploma legalmente válido após se formar.

Onde estudar

Pesquisamos algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar seu resultado do Encceja para ingressar.

Nelas você terá ensino de qualidade e facilidades para baixar o preço do curso, como bolsas de estudo, descontos e crédito educativo sem burocracia. Clique nos links abaixo para mais informações:

Você também pode se interessar por:

Saiba tudo sobre a redação da prova do Encceja

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Depois de descobrir como consultar seu resultado da prova do Encceja 2019, conte para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer depois que passar no Encceja?

Comente