Se você está se programando para fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2020, já deve imaginar que o coronavírus deixou tudo de pernas pro ar.

Embora já esteja fora do seu cronograma original, o Encceja vai acontecer sim – só que ninguém sabe dizer em que momento as provas serão aplicadas.

Como você está se preparando para correr atrás do certificado do ensino básico?

A seguir, entenda como funciona o resultado da prova do Encceja 2020!

Quando vai rolar o Encceja 2020?

Por causa da pandemia, a aplicação das provas do Encceja 2020 teve de ser adiada.

Prevista inicialmente para agosto, deve ser postergada para o final do ano.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão acompanhando o desenrolar da pandemia para estudar uma data viável para aplicação do exame.

O edital, contendo o cronograma e as instruções para os candidatos, deveria ser publicado agora no final de maio, o que também deve ser adiado.

Como, então, ficar por dentro das novas datas? Simples: basta acompanhar todos os dias as notícias do Ministério da Educação (MEC) e do Inep. Assim que tivermos todas as coordenadas, também publicaremos por aqui.

Como vai ser a prova do Encceja 2020

Embora em 2020 esteja tudo diferente, as provas do Encceja devem manter o mesmo formato dos anos anteriores.

As provas certificam dois graus de proficiência: do ensino fundamental e do ensino médio.

Cada prova tem 30 questões objetivas com os principais assuntos do nível de ensino correspondente. Além disso, o candidato também terá de fazer uma redação no formato dissertativo-argumentativo a respeito de um tema da atualidade.

Para passar é preciso atingir pelo menos 100 pontos em cada prova e obter uma nota maior que cinco na redação.

As provas do Encceja do ensino fundamental são:

  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes e Educação Física
  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Redação

As do ensino médio seguem o mesmo formato do Enem:

  • Linguagens e Códigos
  • Ciências Humanas
  • Ciências da Natureza
  • Matemática
  • Redação

A aplicação deve ocorrer em único domingo, pela manhã e à tarde. É uma maratona e tanto!

O resultado da prova do Encceja 2020

Considerando que muito provavelmente as provas do Encceja 2020 serão aplicadas lá pelo final do ano, os resultados só devem sair, portanto, nos primeiros meses de 2021 — aproximadamente 90 dias após a realização das provas.

Esse tempo é necessário para que os avaliadores sejam capazes de corrigir manualmente todas as redações. As provas objetivas são corrigidas automaticamente.

Quando acesso ao resultado for liberado, os participantes vão entrar no site oficial do Encceja e informar o número de CPF e a senha cadastrada na inscrição. Então, poderão verificar o desempenho obtido em cada uma das provas e saber se conseguiram ou não o certificado desejado.

A lista dos aprovados também estará disponível nas secretarias estaduais de educação e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia participantes.

Os certificados podem ser totais ou parciais – em apenas algumas áreas de conhecimento escolhidas pelos candidatos.

Os aprovados precisam entrar em contato com a instituição certificadora escolhida para saber quando poderão buscar o documento.

O que é preciso para participar do Encceja 2020

As inscrições para o Encceja são gratuitas.

O único requisito para fazer as provas é ter pelo menos 15 anos de idade para tentar a certificação do ensino médio e 18 para o ensino fundamental.

Lembre-se de que os exames são direcionados apenas às pessoas que não concluíram o ensino básico no tempo regular.

As inscrições são feitas pelo site oficial do Encceja. O candidato só precisa ter em mãos alguns dados pessoais, informar o grau de certificação pretendido e a instituição certificadora entre as opções apresentadas no sistema.

O que fazer depois do Encceja 2020

Quem conseguir o certificado de ensino fundamental já pode se preparar para encarar um supletivo e correr atrás de uma formação de ensino médio.

Já aqueles que conseguirem o certificado de ensino médio com o Encceja terão a chance de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o exame mais importante para quem quer fazer uma faculdade.

O Enem é hoje a maneira mais rápida e fácil de entrar no ensino superior. Diversos programas e milhares de faculdades utilizam as notas nas provas como critério para a seleção de novos alunos.

Os mais conhecidos são:

Sisu — todos os semestres o programa distribui vagas em universidades públicas e institutos federais de educação por todo o país. É destinado a quem fez o Enem mais recente e tirou nota acima de zero na redação.

ProUni — programa para quem busca uma bolsa de estudos em faculdade privada. É voltado a estudantes de baixa renda que fizeram o ensino médio em escolas da rede pública. Acontece todos os semestres e oferece milhares de bolsas a cada edição.

Ingresso Direto — permite ingressar em praticamente todas as faculdades da rede privada sem fazer vestibular. Basta, para isso, informar o desempenho obtido em cada prova do Enem.

FIES — o programa de crédito estudantil facilitado do governo federal utiliza a nota do Enem para escolher os beneficiários. O FIES permite financiar os estudos a juros baixos e só começa a cobrar as parcelas depois da formatura.

Por todo o Brasil, há um número gigantesco de faculdades que você vai poder escolher depois que fizer o Enem. Por isso é importante estar sempre de olho na qualidade das instituições.

Abaixo, a gente separou algumas ótimas faculdades privadas para você considerar:

Veja também:

Prova digital do Enem: Como se inscrever para fazê-la

Contando as horas para o Encceja 2020? Conte para a gente quais são as suas expectativas aqui nos comentários!