Resultado do Sisu: saiba como conferir

Sisu — Escrito por

Os estudantes brasileiros têm por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mais uma oportunidade de conquistar vagas nas melhores universidades públicas do país. A inscrição é bastante simples. Deve ser feita pelo site do programa e, para poder participar, basta que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota superior a 100 na redação.

Ainda no ato da inscrição, o aluno escolhe duas opções de curso e opta pela instituição de ensino de sua preferência, dentre as que aderiram ao programa. Depois de concluir todas as etapas, resta apenas aguardar o resultado e torcer pela classificação!

Resultado Sisu 2014

A primeira lista de candidatos aprovados no Sisu em 2014 já foi divulgada. Ela foi disponibilizada no site do programa desde o último dia 13 de janeiro, onde foi possível conferir o resultado individual e a lista dos candidatos selecionados. Já a segunda chamada foi divulgada no último dia 27 de janeiro.

Resultado do Sisu através da Central de Atendimento do MEC

Além do site oficial, uma outra forma de conferir o resultado é pelo telefone 0800-616161, da Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC). A ligação é gratuita, mas para ter acesso à informação é preciso ter em mãos os dados de inscrição para o Enem.

Confira os aprovados através das instituições de ensino participantes

Você também pode entrar em contato com a instituição de ensino que concorreu à vaga. Algumas, inclusive, disponibilizam o resultado em seus sites. Mas

Primeira e segunda convocação: como proceder

Se você for aprovado na primeira chamada do Sisu, é importante saber que estará automaticamente excluído da segunda, mesmo que não efetue a matrícula. Portanto, tenha certeza da escolha do curso e da instituição de ensino no ato da inscrição. Os alunos que não comparecerem para inscrição na data estipulada pela universidade, também perdem a oportunidade.

A segunda chamada, que é geralmente divulgada ao final de janeiro, também exige a atenção dos estudantes em relação aos prazos de matrícula.

Lista de espera do Sisu

Mesmo que você não tenha passado na primeira e nem na segunda chamada do Sisu, ainda existe a possibilidade de se candidatar à lista de espera. Isso porque muitos estudantes desistem, não entregam a documentação necessária ou ainda perdem o prazo de inscrição.

Para conseguir entrar na universidade pela lista de espera do Sisu, no entanto, é preciso saber de alguns detalhes. Você só conseguirá efetuar a matrícula referente ao curso de sua primeira opção. Outro dado importante é que a inclusão nessa lista não é automática.

Para participar o aluno deve acessar no site o Boletim do Candidato. Na tela da primeira opção de curso, clique em “participar da lista de espera”. Pronto! A partir daí, o estudante precisa aguardar a liberação da segunda lista de chamada. Depois de 15 dias, os inscritos serão convidados a se manifestar para, depois de mais 10 dias, serem convocados.

Após o término do prazo para adesão à Lista de Espera, os nomes dos interessados são passados para as instituições participantes. A data desta convocação é disponibilizada no site do Sisu. No entanto, a partir dessa data, novas chamadas podem ser realizadas até que as vagas sejam totalmente preenchidas.

A classificação no Sisu não corresponderá a classificação na lista de espera. Para saber se você está selecionado é preciso entrar em contato com a universidade informada na primeira opção.

 

 

A cada ano cresce mais o número de inscrições que aderem o programa e o interesse pelo sistema. Se você pretende garantir a sua vaga, fique de olho no resultado do Sisu e não deixe passar a oportunidade por perder os prazos!

 

 

 

 

 

Tags: , , , ,

Comente