Aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada possuem, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), a oportunidade de obter um certificado de formação.

A prova é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e acontece em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde.

Ao todo são 120 questões, sendo 30 para cada uma das quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Ciências Humanas), além da redação. No entanto, os conteúdos para o Ensino Fundamental e Médio possuem algumas diferenças. Veja:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Química, Física e Biologia
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia

O site do Inep disponibiliza conteúdos que caem nas provas pelo site, além de cadernos de questões e gabaritos de edições anteriores do Encceja.

Calendário do Encceja 2020

O calendário oficial do Encceja com as datas do período de inscrições e a data da prova normalmente é divulgado no edital, nas primeiras semanas de maio.

O edital do Encceja 2020 ainda não foi publicado, mas provavelmente será nos próximos dias. Assim que as informações oficiais estiverem disponíveis esse texto será atualizado, por isso, salve essa página se puder e fique atento!

Onde ver a lista do aprovados do Encceja 2020?

No Encceja 2019, não houve publicação da lista de aprovados. Os alunos souberam se foram aprovados ou não por meio do resultado oficial do Inep.

A data de divulgação do resultado é determinada após a realização da prova. Na última edição, o resultado foi publicado no dia 6 de dezembro, quase quatro meses depois do dia da prova, aplicada em 25 de agosto.

Em até dias úteis após a prova o gabarito do Encceja é disponibilizado no site do Inep, por meio dele é possível saber o número de erros e acertos, mas não é possível saber se o candidato foi aprovado ou não. Isso acontece porque o método de correção Teoria de Resposta ao Item (TRI) prevê possíveis chutes, portanto, a nota não é equivalente ao número de acertos.

Como acessar o resultado do Encceja 2020?

Para conferir o resultado do Encceja 2020 é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  • Acessar a página do participante do Encceja, no site do Inep
  • Colocar o número do CPF, senha e selecionar a figura indicada
  • Verificar as notas na aba principal

É preciso tirar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e no mínimo 5 na redação para ser aprovado no Encceja.

Caso o candidato não tenha sido aprovado em todas as matérias, ele pode obter a declaração de proficiência apenas das disciplinas em que tirou a nota mínima e fazer a prova novamente no ano seguinte, somente com questões das matérias pendentes.

Como é calculada a nota do Encceja?

A nota do Encceja é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção do Enem.

Nesse método, as questões da prova são distribuídas nos níveis de dificuldade fácil, médio ou difícil. Sendo assim, durante a leitura óptica do Cartão Resposta feita na correção, o padrão de respostas é avaliado.

Caso o candidato acerte poucas questões difíceis, mas erre muitas questões fáceis, pode-se concluir que houve um chute. Assim, a nota do participante pode cair.

O TRI existe justamente para identificar chutes e, por esse motivo, ele avalia não só a quantidade desses acertos, mas também a consistência das respostas.

O que fazer com o resultado do Encceja?

Os aprovados na prova do Encceja devem realizar o procedimento final, que é a retirada do certificado. O documento é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação. Ao se inscrever para a prova, o participante deve escolher em qual unidade prefere fazer a retirada – essa informação pode ser acessada a qualquer momento pela página do participante.

É necessário entrar em contato com a secretaria escolhida para saber qual é o passo a passo para obter o certificado. Feito isso, além de ser formado no Ensino Fundamental e médio também é possível buscar a formação no Ensino Superior, em cursos de graduação como tecnológicos, bacharelado e licenciatura.

Um diploma de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, de ser promovido e até mesmo de aumento de salário, pois quanto maior for o nível de formação de um profissional, maior será sua remuneração.

Entretanto, é importante ressaltar que a escolha de onde fazer uma graduação também requer cuidado. Para que o diploma seja aceito em todo o país, o curso deve ser devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Leia também:

Encceja 2020: veja quando é a data de inscrição

Já escolheu qual graduação vai fazer? Responda nos comentários!