Veja o resultado do Enem 2018

Enem — Escrito por

A partir do minuto que os participantes entregam as últimas provas do Enem, começa a contagem regressiva até a divulgação dos resultados.

É preciso ter paciência, afinal são quase dois meses de expectativa.

E assim que saem as notas, é hora de arregaçar as mangas e se preparar para a corrida por uma vaga no ensino superior.

A fórmula para se dar bem é simples: basta saber controlar as expectativas e conhecer bem os processos seletivos que virão por aí.

No texto a seguir a gente dá todas as dicas sobre o resultado do Enem 2018 e as inúmeras maneiras de usá-lo para entrar na faculdade. Dá uma olhada!

Quando sai o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 deve sair na segunda quinzena de janeiro de 2019, mais ou menos.

As provas são aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Essa demora de mais de dois meses para calcular as notas acontece devido ao volume de provas que precisam ser corrigidas.

Entenda o porquê:

  • As provas objetivas são corrigidas por meio de um supercomputador que lê os cartões de resposta. Os resultados passam por diversas verificações até serem concluídos. Isso já consome um tempão.
  • As redações, por sua vez, são corrigidas uma a uma, manualmente, por no mínimo dois avaliadores diferentes.

Você sabe quantas provas os avaliadores corrigem nesses dois meses? Arrisca um palpite?

Só na edição de 2017 foram quase 5 milhões! Agora imagine o tempo necessário para ler com atenção esse tanto de texto?

Como acessar o resultado do Enem 2018

Assim que ficam disponíveis, os resultados do Enem 2018 podem ser acessados pelo site oficial, na página do participante.

Quem fez o Enem só tem que entrar no site, digitar o número do CPF, a senha e seguir as instruções posteriores.

Caso tenha esquecido da senha, dá para recuperar pelo próprio sistema.

O Boletim de Desempenho Individual vai mostrar a nota que o participante obteve em cada uma das cinco provas que compõem o Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

O que fazer com o resultado do Enem 2018

Agora vem a hora mais empolgante do Enem 2018: a de tentar uma vaga na universidade.

Com a nota das provas de 2018 você poderá concorrer em pelo menos quatro processos seletivos diferentes em 2019, que dão direito a uma vaga em instituições públicas, bolsas de estudos, financiamento estudantil ou ingresso direto na faculdade sem ter que fazer vestibular.

Conheça:

  • Sisu 2019 – Logo depois da divulgação dos resultados do Enem 2018, em janeiro de 2019, vão abrir as inscrições para o Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Nele, os candidatos podem disputar vagas em cerca de 130 instituições públicas por todo o país – que oferecem oportunidades até em cursos mais procurados, como Medicina e Engenharia. Pode participar do Sisu 2019 quem fez o Enem 2018 e não tirou zero na redação. São duas edições por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre.
  • ProUni 2019 – O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC. Os interessados em participar têm que se encaixar em certos critérios de escolaridade e renda familiar definidos pelo governo federal. Além disso, precisam, obrigatoriamente, ter feito o Enem 2018 e atingido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. São duas edições anuais.
  • FIES 2019 – Quem fizer o Enem 2018 vai poder também tentar uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil em 2019. O programa oferece financiamento estudantil a juros baixos e prazo longo para pagar a dívida – uma oportunidade de ouro para quem precisa entrar na faculdade, mas está sem condições de arcar com os custos das mensalidades. Para conseguir o benefício é preciso encarar um processo seletivo concorrido. O MEC exige que o participante se encaixe em certos critérios de renda e entre na disputa com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação de qualquer Enem a partir de 2010. A seleção ocorre duas vezes ao ano.
  • Ingresso direto – Quem não quer ter dor de cabeça na hora de conseguir vaga com a nota do Enem 2018 pode optar pelo ingresso direto. Assim, só será preciso encontrar uma faculdade que aceite a modalidade, procurar o curso desejado e, durante o processo seletivo, informar as notas que obteve em cada uma das provas do Enem – pode ser usado o desempenho da edição de 2018 ou de qualquer outra a partir de 2010. Se as notas informadas forem iguais ou superiores às solicitadas para o curso em questão, o estudante só tem que dar andamento aos procedimentos de matrícula. É simples, rápido e quase sempre não custa nada – sem falar que o candidato não precisará fazer outra prova.

Ah, tem mais um benefício: com o resultado do Enem 2018 dá para complementar a nota obtida nos vestibulares tradicionais de algumas instituições públicas que não estão integralmente presentes no Sisu.

Principais datas do Enem 2018

O governo federal já divulgou algumas das principais datas do Enem 2018. Anote aí:

  • O edital fica disponível a partir do dia 21 de março de 2018.
  • As inscrições abrem no dia 7 de maio e ficam no ar até o dia 18. Todo o procedimento deve ser feito pelo site oficial do Enem.
  • As provas de Linguagens e Códigos, de Redação e de Ciências da Natureza são aplicadas no dia 4 de novembro de 2018.
  • As de Matemática e Ciências da Natureza, no dia 11 de novembro.

Faculdades onde tentar vaga com o resultado do Enem 2018

Viu o tanto de opção que existe de entrar na faculdade por meio do resultado do Enem? Para ter certeza de que você vai conseguir a vaga desejada é preciso investir bastante nos estudos e atingir uma boa nota nas provas.

Quem for tentar vaga nas públicas vai poder escolher uma entre as mais de 230 mil vagas disponíveis em 130 instituições espalhadas pelo país.

Já aqueles que preferem estudar nas particulares terão um universo de opções muito, muito maior.

Centenas e centenas de faculdades particulares brasileiras participam do ProUni, do FIES ou já trabalham com o sistema de ingresso direto.

Escolher uma é muito simples: busque aquela que tenha unidade ou polo perto de sua casa, assegure-se de que a instituição tem o reconhecimento oficial do MEC e que o curso atenda realmente às suas expectativas – com isso, pode ter certeza de que serão grandes as chances de você se dar bem no mercado de trabalho.

Quer conhecer algumas sugestões interessantes onde tentar sua vaga? A gente tem aqui:

Veja também:

Descubra como saber se você foi bem no Enem

E aí, como está a expectativa para os resultados do Enem 2018? Conte para a gente!

Comente