Confira tudo sobre o resultado do Fies 2019

Fies — Escrito por

Arcar com o custo das mensalidades de um curso de graduação muitas vezes se torna um grande desafio para estudantes, que acabam deixando o sonho de um diploma universitário de lado.

A boa notícia é que atualmente existem diferentes formas de conseguir bolsas de estudo para ingresso na faculdade, e até programas de financiamento, que ajudam o estudante a arcar com o custo das mensalidades.

Um deles é o FIES, que abre suas inscrições todo semestre.

A primeira edição do FIES 2019 acontece em fevereiro e a segunda rola no meio do ano.

Aqui você vai saber tudo sobre os resultados do FIES 2019!

Como funciona o FIES 2019

Trata-se de um programa de financiamento de cursos do ensino superior. De forma geral, o governo federal arca com parte dos custos das mensalidades dos estudantes selecionados, por meio de empréstimos realizados por instituições bancárias. O valor deste “empréstimo” deverá ser pago pelo aluno após a conclusão do curso.

Para concorrer a uma vaga, é preciso apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem, sem ter zerado a redação. Vale apresentar a nota de qualquer edição do exame a partir de 2010.

Em 2019, foram instituídas duas modalidades para o financiamento:  FIES e P-FIES. No FIES são contemplados os estudantes cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapassa 3 salários mínimos. Neste caso, o estudante recebe um financiamento sem juros cobrados na dívida e terá os pagamentos do valor determinados de acordo com a sua renda.

No caso do P-FIES, podem participar estudantes com renda familiar mensal per capita de até 5 salários mínimos. Os juros estabelecidos para o financiamento dependerão do acordo formalizado com a faculdade e o banco financiados.

Quando sai o resultado do FIES 2019

O resultado do FIES 2019 costuma sair na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições. Na edição do primeiro semestre, você vai poder conferir se conseguiu ou não uma vaga no dia 25 de fevereiro.

Como se inscrever no FIES 2019

As inscrições para o FIES 2019 do primeiro semestre vão de 7 a 14 de fevereiro e são feitas online, pelo site oficial do programa. Será preciso informar o CPF, a data de nascimento e e-mail, além de criar uma senha de acesso ao sistema. A partir deste primeiro cadastro, o estudante receberá um e-mail de confirmação.

O próximo passo é informar outros dados pessoais, o curso da escolha e instituição. Ao terminar essa etapa, o candidato deve aguardar o resultado da pré-seleção.

Uma vez aprovado nesta pré-seleção, o estudante deve acessar a SisFIES para confirmar a sua inscrição no processo seletivo do programa. Atenção, o prazo para realizar essa etapa é curto.

Será nesta etapa, a da validação no SisFIES, que o candidato deverá escolher a instituição bancária e uma agência de sua preferência para formalização da participação no programa.

O que fazer se eu não for aprovado no FIES?

Caso você não consiga uma vaga no FIES, não desanime!  Há diversas opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC – ou seja, credenciadas a emitir diplomas válidos no mercado de trabalho – que também oferecem bolsas de estudo, programas de financiamento próprio e bons descontos nas mensalidades. Outra vantagem dessas faculdades é que elas aceitam a nota do Enem como vestibular.

Confira abaixo:

Leia também:

Descubra como fazer a inscrição para o ProUni

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

Agora que você já sabe tudo sobre o resultado do FIES 2019, deixe para gente um comentário contando que faculdade e curso pretende fazer!

Comente