Saiba como ver o resultado da isenção do Enem

Enem — Escrito por

Você quer prestar o vestibular de graça em 2019? Então descubra agora mesmo como saber o resultado da isenção do Enem!

Quem deseja fazer o Enem 2019 deve desembolsar a quantia de R$ 85 para a inscrição. Embora não seja um valor muito alto, pode ser um empecilho para que estudantes de baixa renda façam o exame, já que nem todas as famílias dispõem de dinheiro para pagar por uma prova.

No entanto, fazer a prova do Enem é fundamental para quem deseja ingressar no ensino superior tanto em uma faculdade pública quanto particular. A nota do exame é utilizada para selecionar candidatos pelo Sisu e ProUni, além de ser obrigatória para quem deseja financiar seu curso com recursos do governo federal.

Por isso, o Ministério da Educação (MEC) criou um projeto para que estudantes de baixa renda possam fazer o Enem sem custo. Neste post, vamos explicar como esse processo funciona, quem tem direito e como saber o resultado da isenção do Enem. Confira!

Entenda o que é a isenção de taxa do Enem

A isenção de taxa do Enem é o processo que concede o direito a alguns candidatos de fazerem a prova sem a necessidade de pagar pela taxa de inscrição. Esse benefício é concedido nos seguintes casos.

  1. O candidato está concluindo o ensino médio em escola pública.
  2. O candidato está enquadrado no perfil de pessoas de baixa renda.

A seguir, vamos explicar como cada um dos processos funciona.

Isenção de taxa do Enem para candidatos concluindo o ensino médio

Nesse caso, a isenção é concedida para candidatos regularmente matriculados no último ano. Então, se você quer fazer a prova do Enem 2019 e está terminando o ensino médio, pode pedir isenção de taxa no momento da inscrição.

Esse benefício é automático. Para consegui-lo, basta preencher os dados da escola onde estuda no ato da inscrição. Dessa forma, o sistema do MEC checa as informações e, se estiverem certas, a isenção é concedida na hora.

Isenção de taxa do Enem para candidatos que têm baixa renda

Candidatos nesse perfil precisam comprovar a veracidade das informações para, assim, conseguirem a isenção de taxa do Enem 2019. Nessa situação, enquadram-se aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares e que têm renda per capta de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa.

Candidatos que declararem situação de vulnerabilidade econômica, que sejam membros de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único  (CadÚnico) para programas sociais do governo federal também podem solicitar a isenção de taxa de inscrição do Enem 2019.

Veja como pedir a isenção de taxa de inscrição do Enem 2019

Quem se encaixa nos requisitos necessários para pedir a isenção da taxa do Enem precisa ficar atento, pois a solicitação deve ser feita antes do período de abertura das inscrições para o exame. Serão exatamente dez dias destinados aos pedidos, que devem ser feitos entre os dias 01 e 10 de abril.

Para fazer o seu, basta acessar a página oficial do Enem 2019, escolher a opção Solicite isenção e preencher o formulário com as informações solicitadas. Na página, o processo é feito em etapas. Basta seguir todas direitinho que não tem erro.

Porém, esse processo não é o suficiente para conseguir o benefício. Para candidatos que já concluíram o ensino médio, mas se enquadram no perfil para pedir a isenção de taxa do Enem, ainda é necessário apresentar uma lista de documentos que provem a veracidade das informações. Veja quais são eles!

  • RG de todos os membros da família que residem na mesma casa
  • documento que comprove que o candidato cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista em instituição particular
  • comprovante de renda dos últimos três meses de todo o grupo familiar
  • cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, para candidatos que se enquadrem no perfil de vulnerabilidade e estejam inscritos no CadÚnico
  • nome completo e CPF da mãe, para candidatos inscritos no CadÚnico

A lista completa de documentos é encontrada no Edital do Enem 2019, que já foi publicado e pode ser visualizado na página oficial do exame.

Quando sai o resultado da isenção do Enem 2019

O resultado da isenção do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de abril. É de inteira responsabilidade do candidato verificar se sua solicitação foi deferida. Caso ele não consiga o benefício na primeira tentativa, terá outra chance.

Entre os dias 22 e 26 de abril, candidatos com o pedido de isenção negado podem entrar com recurso no próprio sistema do Enem. Mas, se novamente a solicitação for negada, você terá que pagar a taxa caso queira fazer a prova ainda em 2019.

Veja se quem conseguiu a isenção em 2018 pode pedir novamente

Quem pediu a isenção em 2018, teve o pedido concedido, mas faltou nos dois dias de prova e deseja fazer o Enem 2019 sem pagar a taxa, só pode solicitá-la novamente caso haja uma justificativa para ter faltado na edição anterior. Nesse caso, o candidato precisa levar documentos — atestado médico e boletim de ocorrência, por exemplo — que provem sua impossibilidade em comparecer.

A justificativa deve ser feita no mesmo período do pedido de isenção — entre os dias 01 e 10 de abril de 2019. Se o pedido for negado, você pode recorrer da decisão e terá entre os dias 22 e 26 de abril para fazer esse processo.

Vale ressaltar que, caso o pedido de isenção ou a justificativa de ausência sejam acatados, não significa que o candidato está inscrito no Enem 2019. Ele ainda precisa se inscrever e terá entre os dias 06 e 17 de maio para efetuar a matrícula.

As provas acontecem nos dias 03 e 10 de novembro — dois domingos consecutivos.

Veja onde utilizar a nota do Enem 2019

Além de a nota do Enem 2019 servir para você participar da seleção do Sisu, tentar uma vaga pelo ProUni ou um financiamento pelo FIES, ela também permite que entre em uma faculdade particular sem a necessidade de fazer o vestibular.

Por fim, faculdades como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferecem bolsas e descontos especiais para alunos que conseguiram um bom desempenho no Enem. Nesses casos, o candidato só precisa comprovar sua nota para ter direito ao benefício.

A bolsa é concedida de acordo com a pontuação do aluno. Quanto maior a sua nota no Enem, maior o valor da bolsa, que é válida durante todo o período da graduação. Para ter informações completas e saber quais cursos são contemplados, você deve entrar no site da instituição e ler o regulamento de bolsas.

Mas há outras boas faculdades particulares, que além de aceitarem a nota do Enem como forma de ingresso, ainda têm seus próprios programas de bolsas e financiamentos. A seguir, vamos citar algumas delas. Veja lá!

Veja também

Saiba onde fazer a inscrição do Enem 2019

Descubra quais podem ser os temas de redação do Enem 2019

Então, este post foi esclarecedor o suficiente para você saber como consultar o resultado da isenção do Enem 2019? Deixe seu comentário!

Comente