Veja quando sai e como consultar o resultado do ProUni 2020 passo a passo.

Os participantes do ProUni do segundo semestre 2020 precisam ficar muito atentos à divulgação do resultado. Caso contrário, corre-se o risco de perder a bolsa de estudos, mesmo tendo sido selecionado!

Isso porque, após ser selecionado na primeira ou segunda chamada, é obrigatório comparecer à instituição de ensino, dentro do prazo estipulado no edital, para comprovar as informações prestadas durante a inscrição.

Quem não for selecionado nas chamadas regulares ainda tem chance de participar da lista de espera. Porém, também há um prazo (curto) para se inscrever na lista de espera.

Veja a seguir como e quando consultar seu resultado passo a passo, quais documentos levar à faculdade em caso de aprovação, como se inscrever na lista de espera e o que fazer se não conseguir a bolsa do ProUni.

Resultado do ProUni 2020.2: onde e como consultar

O resultado do ProUni do segundo semestre 2020 será divulgado no site oficial do ProUni na internet. 

O resultado da primeira chamada deve sair no dia 16 de junho de 2020 e o da segunda chamada em 30 de junho de 2020. Essas são datas estimadas, pois o edital do ProUni 2020.2 ainda não foi publicado pelo MEC.

Veja como consultar seu resultado do ProUni:

  • Acesse o site do ProUni.
  • Clique no botão “Ver resultado”.
  • Informe seu número de inscrição e sua senha do Enem 2019. Marque a caixa de seleção “Não sou um robô” e clique em “Entrar no ProUni”.
  • Na tela seguinte, aparecerão as duas opções de vaga para as quais você se inscreveu. Em cada uma, você poderá clicar em “Detalhar resultado”, para ver sua classificação.
  • Você verá uma lista de todos os classificados em cada opção de curso. Procure seu nome na lista. Se tiver uma bolinha verde ao lado do seu nome na coluna “resultado da 1ª chamada” ou “resultado da 2ª chamada”, você foi selecionado.
  • Se tiver uma bolinha cinza na coluna “resultado”, significa que você foi aprovado na outra opção de curso. Volte à tela anterior e procure seu nome na lista da outra opção de curso.
  • Uma bolinha vermelha na coluna “resultado” significa que você não foi selecionado.

Importante: na parte de baixo da lista de selecionados, estão as legendas de todos os símbolos que podem aparecer na coluna “resultado”.

Comprovação de informações na IES

Se você foi selecionado para uma das opções de curso no ProUni 2020.2, é preciso ficar atento aos documentos que devem ser apresentados à instituição de ensino superior (IES) para comprovar as informações prestadas na inscrição.

A documentação básica exigida inclui:

  • Documento de identificação do candidato e dos membros de seu grupo familiar.
  • Comprovante de residência (em nome do candidato ou de algum membro do grupo familiar).
  • Comprovantes de renda do estudante e membros do grupo familiar.
  • Comprovantes do ensino médio.
  • Comprovante de professor da educação básica (se for o caso).
  • Comprovante de deficiência (laudo médico, se for o caso).

Prazo para entregar a documentação na IES – ProUni 2020.2

  • Primeira chamada: de 16 a 26 de junho de 2020 (data estimada).
  • Segunda chamada: de 30 de junho a 10 de julho de 2020 (data estimada).

Como se inscrever na lista de espera

Quem não for selecionado nas duas chamadas regulares do ProUni ainda pode se inscrever na lista de espera. O mesmo vale para quem foi pré-selecionado, porém acabou reprovado por não formação de turma.

Para se inscrever na lista de espera, é preciso confirmar o interesse na bolsa, por meio do site do ProUni, dentro do prazo estipulado no edital.

O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni segundo semestre 2020 deve ser de 20 até 24 de julho de 2020.

Todos os participantes da lista de espera precisam entregar a documentação para confirmar as informações prestadas na inscrição na instituição de ensino.

O prazo de entrega da documentação dos participantes da lista de espera deve ocorrer entre os dias 28 e 31 de julho de 2020.

O que fazer se não passar no ProUni

Há duas alternativas de como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade ainda em 2020: tentar o FIES ou entrar direto em uma faculdade privada.

FIES

O FIES é um programa do governo federal que oferece financiamentos a juros baixos ou zero em cursos presenciais de faculdades privadas. O estudante só começa a pagar o montante financiado após a conclusão do curso.

As inscrições para o FIES do segundo semestre de 2020 devem ocorrer entre os dias 25 de junho e 01 de julho de 2020. Lembrando que essas datas são estimadas, pois o MEC ainda não divulgou o edital do FIES 2020.2.

Para se inscrever no FIES, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. Também é preciso ter renda familiar de no máximo cinco salários mínimos.

Bolsas de estudos das próprias faculdades

Diversas faculdades particulares no Brasil permitem o ingresso direto com a nota do Enem, ou seja, sem precisa fazer o vestibular interno da instituição.

Muitas ainda disponibilizam bolsas de estudos de até 100% e descontos especiais nas mensalidades (cursos presenciais e EAD) para quem escolhe essa modalidade de ingresso.

Em geral, é preciso ter nota média do Enem igual ou superior a 300 pontos e nota acima de zero na redação para conseguir passar e ganhar uma bolsa ou desconto.

Onde estudar

Conheça agora algumas faculdades autorizadas pelo MEC nas quais você pode entrar direto com a nota do Enem e ainda conseguir uma bolsa de estudos ou desconto na mensalidade:

Saiba mais:

Descubra quais são as notas de corte do ProUni 2020

Entenda como funciona o FIES 2020 e veja todas as regras

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o resultado do ProUni 2020.2, conte para a gente nos comentários: para qual curso você precisa de uma bolsa de estudos?