Resultado Prouni

Prouni — Escrito por

Se você se candidatou ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas do País, e quer saber como funciona o resultado do Prouni, saiba que é bastante simples. Acompanhe a seguir todas as etapas para conferir se você foi beneficiado pelo programa e como proceder para não perder a vaga:

São duas chamadas

Ao efetuar sua inscrição no Prouni não se esqueça de conferir todo o cronograma para saber exatamente quando consultar se você conseguiu a vaga pleiteada. Em 2014, a primeira chamada foi divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 03 de fevereiro. As datas costumam ser aproximadas nas demais edições do programa

Caso o aluno tenha passado na primeira chamada estará automaticamente fora da segunda. Por isso o estudante precisa ter definido com certeza o curso que gostaria de seguir como primeira opção. Durante o período de inscrição, que dura quatro dias, é possível mudar a opção do curso. No entanto, é importante salientar que valerá a última escolha.

Onde consultar o resultado

Para consultar o resultado do Prouni o estudante deve acessar o site do Programa ou ligar para a Central de Atendimento no número 0800-616161. Também é possível pode fazer contato diretamente com as instituições participantes. Neste caso, para obter o resultado, é indicado ligar diretamente para a universidade que optou pela vaga.

É importante deixar claro que é de responsabilidade dos candidatos consultar o resultado. Por isso, é preciso estar por dentro do cronograma, que pode sofrer eventuais alterações de datas. Nesses casos, o Ministério da Educação (MEC) pública as mudanças eletronicamente, através do site do Programa.

Nem na primeira, nem na segunda chamada

Se você consultou o site, telefone ou entrou em contato com alguma universidade e constatou que não foi selecionado pelo programa, não precisa desanimar. Existe ainda a lista de espera.

Com ela o candidato concorre às bolsas que não foram preenchidas nas primeiras chamadas, pelos mais variados motivos – candidatos que perdem o prazo, por exemplo.

Essa lista será levada às instituições com a classificação dos candidatos por curso e turno, de acordo com as notas obtidas por eles no Enem.

Como manifestar o interesse pela lista de espera

Quem quiser participar da lista de espera deverá manifestar a vontade no site do programa. Em 2014 o candidato teve a chance de se pronunciar entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Podem integrar essa lista, exclusivamente para o curso de primeira opção, o candidato que:

  • Não foi pré-selecionado nas chamadas regulares;

  • Foi pré-selecionado em sua segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma;

Já para a lista de espera, exclusivamente para o curso de segunda opção, pode participar o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção;

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares em que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;

  • Não pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Agora que você já sabe como consultar os resultados do Prouni e as opções caso você não seja aprovado na primeira chamada, atente-se ao prazo e não deixe de usufruir de todas as possibilidades para ingressar no tão almejado curso superior!

Tags: , , ,

Comente