Saiba tudo sobre o resultado do Sisu 2019

Sisu — Escrito por

A lista de aprovados do Sisu traz com ela a resposta ao seu sonho de ingressar na universidade. Provavelmente você já deve estar ansioso para saber a data do resultado do Sisu 2019, não é mesmo? Então confira abaixo mais detalhes!

Você se dedicou aos estudos o ano inteiro e até abriu mão de momentos de diversão, tudo para conseguir uma nota boa no Enem. Agora você quer utilizar sua nota para conquistar um sonho ainda maior, entrar na universidade. Para isso, dentre as opções disponíveis você decidiu pelo Sisu e agora só resta saber as datas importantes do processo seletivo, entre elas o resultado do Sisu 2019, certo?

Então continue lendo nosso artigo, vamos lhe contar as principais informações sobre o cronograma do Sisu 2019. Confira!

Cronograma Sisu 2019

A seguir vamos informar o período para realizar as inscrições, a data em que os resultados serão divulgados, bem como a lista de espera.

Inscrições Sisu 2019

Para realizar a inscrição do Sisu 2019 você precisará de seu número de inscrição e senha do Enem 2018. O período de inscrição será entre o dia 22 e 25 de janeiro de 2019.

No momento da inscrição, você pode escolher até duas opções de graduação, isso aumenta suas chances de ingressar na universidade. Algumas instituições exigem notas mínimas para efetuar a inscrição em alguns cursos. Caso sua nota não seja suficiente, o sistema emitirá um aviso.

Resultado do Sisu 2019

Essa é a parte que mais gera ansiedade, não é mesmo? Ficar aguardando os dias passarem até saber se, de fato, a aprovação chegou. Mas fique tranquilo, a lista não demora muito para sair. Ela será divulgada dia 28 de janeiro de 2019, apenas 3 dias após a finalização do período de inscrições.

Lista de espera

Apesar de todos os  esforços sua nota do Enem não foi suficiente para conseguir uma vaga na faculdade? Ainda não está tudo perdido! Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019 você pode se inscrever na lista de espera do Sisu.

Matrícula

Caso você seja aprovado na primeira chamada, a data para fazer a sua matrícula será entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019. Vale ressaltar que cada instituição terá um edital próprio informando os locais, dias e horários de atendimento.

Fique atento a essas datas divulgadas no edital da faculdade, pois se você não comparecer, a vaga será cancelada automaticamente. Além de perder a vaga, você também será impedido de participar da lista de espera, já que esta é restrita aos candidatos que não foram aprovados na chamada regular.

Convocação dos candidatos da lista de espera

A convocação daqueles que se inscreveram na lista de espera será feita a partir do dia 7 de fevereiro de 2019.

Nota de corte Sisu 2019

As notas de corte variam conforme o curso escolhido e a quantidade de vagas disponíveis nas faculdades participantes. Essa nota é definida a partir do número de inscritos, suas notas obtidas no Enem e a quantidade de vagas. Assim, quanto maior for o número de candidatos e mais altas forem as suas notas, maior será a nota de corte.

Além das vagas da ampla concorrência, alguns candidatos podem concorrer às vagas destinadas a cotistas ou demais políticas afirmativas oferecidas pelas instituições participantes.Vale ressaltar que a nota de corte varia durante o período de inscrição. Isso ocorre, pois todos os dias, novos candidatos se inscrevem no processo seletivo.

Não passei na universidade, e agora?

Mesmo você se dedicando aos estudos para conseguir uma nota boa no Enem, não sendo sua nota suficiente para você ser aprovado na primeira e na segunda chamada, suas opções não acabaram ainda!

Você pode optar por outros programas do governo para entrar em uma faculdade particular ou entrar diretamente pela faculdade. O FIES e o ProUni são exemplos de programas que você pode recorrer. Eles são destinados a candidatos de baixa renda que não podem pagar mensalidade caras.

O FIES é um financiamento estudantil, com ele Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento ou Bancos privados participantes disponibilizam um empréstimo para você pagar os seus estudos. Assim que você terminar a faculdade e estiver empregado deve pagar esse valor em parcelas que cabem no seu bolso, com juros que vão de 0 a 3%.

Já o ProUni é um programa de bolsas. Com ele você pode conseguir 50% ou 100% de desconto nas mensalidades da faculdade. Ambos os programas utilizam o Enem como critério para a seleção dos candidatos.

O FIES e o ProUni assim como o Sisu, são programas bem concorridos, mas existe uma forma ainda mais simples de iniciar seu curso superior. Ficou curioso? Então confira abaixo!

Ingresso direto na faculdade particular

Sabemos que muitas vezes, as pessoas optam por programas do governo, pois não podem arcar com as altas parcelas das faculdades particulares. Mas e se lhe contarmos que existem faculdades privadas muito bem avaliadas pelo MEC que possuem mensalidades mais acessíveis?

É isso mesmo, além disso elas contam com programas próprios de bolsas, descontos e convênios. Tudo isso sem burocracia e necessidade de comprovar renda.

Além disso, você pode optar por fazer a faculdade na modalidade EAD. Essa modalidade faz com que o curso saia ainda mais barato. Lembrando que o curso a distância possui a mesma qualidade do presencial, é mais barato apenas pelo fato da faculdade não ter gastos com a infraestrutura física.

Para te ajudar fizemos uma seleção de faculdades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possui mensalidades mais em conta. Oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento, aceitam o Enem como forma de ingresso e possuem programas de bolsas.Todas elas também oferecem cursos EAD. Confira!

Veja também:

O que é Sisu

Nota de corte do Sisu
Agora que você já sabe tudo sobre o resultado do Sisu 2019 comente abaixo qual curso pretende fazer!

Comente