Sisu 2020.2: saiba quando sai o resultado do Sisu no segundo semestre de 2020 e o que fazer com a sua nota caso não seja aprovado!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo promovido pelo governo federal que concede vagas para cursos universitários em instituições públicas.

A seleção acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestres, ou seja, são mais chances de ser contemplado com uma vaga para estudar em uma universidade de ponta!

Saiba agora como funciona o processo seletivo no segundo semestre e como conferir o resultado do Sisu 2020.2!

Sisu 2020.2: como funciona a seleção do segundo semestre

O processo seletivo do Sisu 2020 é o mesmo, tanto no início quanto no meio do ano, sem nenhuma alteração. A diferença é que o número de vagas diminui no segundo semestre, uma vez que muitas universidades não abrem turmas nesse período.

Pelo Sisu 2020, você tem a chance de decidir até duas opções de curso: caso não seja aprovado em uma, pode ainda ser selecionado na outra. Tudo depende de fatores como número de inscritos no curso, número de vagas disponíveis, pontuação do Enem, entre outros.

Para se inscrever na seleção do segundo semestre do Sisu 2020, é obrigatório ter realizado o Enem 2019 e alcançado nota acima de zero na redação.

Quem não foi aprovado no primeiro semestre, pode se inscrever novamente.

Quando acontecem as inscrições para o segundo semestre do Sisu 2020?

O calendário oficial ainda não foi divulgado. No entanto, as inscrições para o Sisu 2020.2 devem acontecer durante o mês de junho, entre os dias 12 e 15.

O período de inscrições é curto: o candidato terá 5 dias para se inscrever quando começar o processo seletivo. Portanto, fique atento para não perder o prazo!

Quando sai o resultado do segundo semestre do Sisu 2020?

O resultado do Sisu 2020.2 sairá logo que as inscrições forem encerradas. A data provável é entre os dias 16 e 17 de junho.

Como ver o resultado do segundo semestre do Sisu 2020?

Há três maneiras de conferir o resultado do Sisu 2020.2:

  • Na página do Sisu, acessando o site com o seu número de inscrição do Enem 2019 e senha.
  • Pela central de atendimento, no número 0800-616161.
  • No site da universidade onde você se inscreveu.

Caso você seja selecionado, deverá se dirigir até a universidade escolhida com toda a documentação exigida na data e horário estabelecidos pela instituição para efetuar sua matrícula.

O que fazer se não for aprovado no Sisu 2020?

Como o Sisu é um processo seletivo muito concorrido, que exige um alto desempenho dos alunos, sabemos que nem todos conseguem uma vaga por meio do programa.

Caso não seja aprovado, não desanime: há excelentes faculdades particulares que oferecem bolsas de estudos e descontos a partir da nota do Enem!

Além disso, várias dessas instituições permitem com que o candidato utilize a sua pontuação do Enem para se matricular diretamente em um curso superior, sem burocracia e sem precisar fazer um novo vestibular!

Listamos abaixo algumas das instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com a sua nota do Enem e descolar alguns descontos. Conheça:

As faculdades listadas ainda possuem outros benefícios financeiros como convênios e financiamentos próprios sem burocracia.

Veja também:

Saiba como se inscrever na lista de espera do Sisu

Como usar a nota do Enem para entrar em faculdade particular

Vai se inscrever no segundo semestre do Sisu 2020? Conta para a gente nos comentários o curso que você quer fazer!