Saiba o que é e como funciona a segunda chamada do ProUni 2020 e conheça boas faculdades onde estudar com a sua nota do Enem!

Com quase dois milhões de bolsas de estudo distribuídas para estudantes brasileiros, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos principais programas governamentais de acesso ao ensino superior.

A classificação dos aprovados obedece um ranking e pode acontecer em três etapas: a primeira chamada, a segunda chamada e a lista de espera. Ou seja, mesmo quem não foi contemplado na primeira etapa, ainda tem chance de conseguir uma vaga.

Veja agora como funciona a segunda chamada do ProUni 2020 e confira boas faculdades que aceitam a nota do Enem e participam do programa.

O que é o ProUni?

O ProUni é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais ou integrais a alunos de baixa renda em faculdades particulares de primeira linha. 

As bolsas parciais (50%) são destinadas a estudantes com renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.

Já as bolsas de 100% são destinadas aos candidatos cuja renda familiar mensal bruta seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Quem pode concorrer a uma bolsa no ProUni 2020?

Para participar do ProUni 2020 é necessário atender a algumas exigências do Ministério da Educação. São elas:

  • Ter feito o Enem 2019, apresentando pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Não possuir diploma de ensino superior.

Segunda chamada do ProUni 2020

A segunda chamada do ProUni acontece quando, após a primeira chamada, algumas vagas do programa ficam ociosas.

Isso acontece por dois motivos: o candidato selecionado foi aprovado em várias faculdades e teve que optar por apenas uma delas ou ele pode ter sido reprovado em alguns dos critérios exigidos pelo MEC.

Assim, as vagas que não foram preenchidas ficam novamente disponíveis aos candidatos participantes não selecionados — seguindo a ordem da classificação anterior.

Mas atenção: quem conseguir ser aprovado na segunda chamada do ProUni 2020 terá que atender aos mesmos critérios mencionados no tópico acima.

Quando acontece a segunda chamada do ProUni 2020?

Logo após o encerramento da primeira chamada! De acordo com anos anteriores, é provável que a segunda chamada do ProUni 2020 ocorra no final de fevereiro.

É importante se manter atento ao calendário oficial: é de inteira responsabilidade do candidato checar se seu nome está presente na classificação e procurar a instituição escolhida para realizar sua matrícula.

Lista de espera do ProUni 2020

Após a divulgação da primeira e segunda chamadas do programa, é possível que existam bolsas remanescentes para vagas que ainda não foram preenchidas. Estas vagas são destinadas à chamada lista de espera do ProUni.

Podem concorrer na lista de espera os candidatos que não foram aprovados nas primeiras etapas da seleção e também aqueles que foram reprovados por não haver formação de turma.

Para participar da lista de espera do ProUni 2020 é necessário se manter atento ao cronograma: diferente da primeira e segunda chamadas, os candidatos interessados devem se inscrever no site para participar da lista, dentro do período indicado.

Faculdades que participam do ProUni 2020

São inúmeras as faculdades particulares que participam do ProUni. Portanto, é importante escolher uma instituição bem avaliada pelo MEC, para garantir um ensino superior de qualidade.

Selecionamos algumas instituições reconhecidas pelo MEC que participam do programa e ainda oferecem a oportunidade do aluno que não foi selecionado pelo ProUni de ingressar em um curso superior com a nota do Enem, sem precisar fazer vestibular. Conheça:

Todas as faculdades listadas acima também trabalham com benefícios como bolsas de estudo próprias, descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Veja quais são as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Saiba como conseguir vagas remanescentes no ProUni

Vai tentar uma vaga na faculdade pelo ProUni 2020? Conta para a gente nos comentários qual o curso você pretende fazer!