Estudar utilizando provas anteriores tem se mostrado uma boa prática e ajuda o aluno entender o funcionamento da prova bem como a maneira com que as questões são apresentadas. O PasseiWeb selecionou as questões de Física do Exame de 2013 e as sua resoluções para auxiliá-lo em seus estudos:

1) A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão:

F = Gm1m2d2

Onde m1 e m2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?

Resposta Correta:

Letra “B”

A força que atrai duas massas depende dos valores das duas massas dos corpos em questão e também da distância entre esses corpos. Como a força citada no texto é analisada entre a Terra e cada satélite (todos com mesma massa), onde cada corpo descreve trajetórias circulares (portanto distância entre ele e a Terra não varia com o tempo), têm-se funções constantes para força de atração de cada satélite com a Terra em relação ao tempo. Quanto mais próximo o satélite da Terra (menor distância, d), maior a força de atração entre os corpos, conforme visto na fórmula apresentada na questão que são grandezas inversamente proporcionais.

2) A temperatura T de um forno (em graus centígrados) é reduzida por um sistema a partir do instante de seu desligamento (t = 0) e varia de acordo com a expressão T(t) = – t24+ 400, com t em minutos. Por motivos de segurança, a trava do forno só é liberada para abertura quando o forno atinge a temperatura de 39°C.

Qual o tempo mínimo de espera, em minutos, após se desligar o forno, para que a porta possa ser aberta?

A) 19,0

B) 19,8

C) 20,0

D) 38,0

E) 39,0

Resposta Correta:

Letra “D”

38,0

O menor tempo de espera será a quantidade de tempo em que o forno leva para atingir a temperatura em que se possa desativar a trava. E como a trava do forno só é liberada quando a temperatura do forno for no mínimo 39°C, o menor tempo de espera será o tempo para que a temperatura chegue aos 39°C após ser desligado, isto é, o valor de t que satisfaça a equação T(t) = 39.

3) O ciclo de atividade magnética do Sol tem um período de 11 anos. O início do primeiro ciclo registrado se deu no começo de 1755 e se estendeu até o final de 1765. Desde então, todos os ciclos de atividade magnética do Sol têm sido registrados.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 27 fev. 2013.

No ano de 2101, o Sol estará no ciclo de atividade magnética de número:

A) 32.

B) 34.

C) 33.

D) 35.

E) 31.

Resposta Correta:

Letra “A”

32.

Para solucionar essa questão devemos organizar os dados da seguinte maneira: do ano de 1755 para o ano 2101 se passaram 2101 – 1755 = 346 anos. Se dividirmos esse tempo por 11, que é o tempo em anos de cada ciclo, encontraremos o número de ciclos completos realizados e o restante que sobra desta divisão representa a quantidade de anos que já se passou do término do último ciclo completo. Dessa forma temos 346: 11 = 31 e sobram cinco anos. Logo já estará no ciclo 32, ainda não completado.