Estudar pelas provas anteriores tem se mostrado uma boa prática de estudos, pois possibilita o aluno entender o funcionamento da prova bem como a maneira com que as questões são apresentadas. O PasseiWeb selecionou as questões de língua Estrangeira – Inglês do Exame de 2013 e as sua resoluções para auxiliá-lo em seus estudos:

1) After prison blaze kills hundreds in Honduras, UN warns on overcrowding

15 February 2012
A United Nations human rights official today called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still missing and presumed dead. Antonio Maldonado, human rights adviser for the UN system in Honduras, told UN Radio today that overcrowding may have contributed to the death toll. “But we have to wait until a thorough investigation is conducted so we can reach a precise cause,” he said. “But of course there is a problem of overcrowding in the prison system, not only in this country, but also in many other prisons in Latin America.”

Disponível em: www.un.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).

Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é a

A) ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.

B) questão da superlotação nos presídios em Honduras e na América Latina.

C) investigação da morte de um oficial das Nações Unidas em visita a um presídio.

D) conclusão do relatório sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras.

E) causa da morte de doze detentos em um presídio superlotado ao norte de Honduras.

Resposta Correta:

Letra “A”

Ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.

O texto tem como foco o incêndio ocorrido em um presídio em Honduras, conforme indicado no título, “… prison blaze kills hundreds in Honduras…”. A expressão “hundreds” indica a quantidade de detentos mortos, ou seja, centenas. O oficial da Organização das Nações Unidas fala da superlotação dos presídios, e também das inclonclusas causa do incêndio. Dessa maneira, as informações sobre que o texto traz sobre o oficial, o número de mortos e o foco ser no incêndio, além da sua imprecisão, fazem com que as demais alternativas de respostas estejam incorretas.

2) National Geographic News

Christine Dell’Amore
Published April 26, 2010

Our bodies produce a small but steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the “incredible painkiller” — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.

Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.

Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que

A) os compostos químicos da morfina, produzidos por humanos, são manipulados no Missouri.

B) os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina.

C) a produção de morfina em grande quantidade minimiza a dor em ratos e humanos.

D) os seres humanos têm uma predisposição genética para inibir a dor.

E) a produção de morfina é um traço incomum entre os animais.

Resposta Correta:

Letra “B”

Os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina.

Pode se notar através da leitura da matéria que, os ratos tem em seu organismo mecanismos capazes de pruzir uma pequena quantidade de morfina que serve como potente analgésico em seus organismo (“the ‘incredible painkiller’”). Já em humanos, encontra-se também morfina presentes na urina. Assim outros mamíferos, possuem a mesma via metabólica de produção dos ratos (“and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it”), como foi afirmado pelo co-autor do novo estudo em questão.

3) Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011

Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world.

CEO. Tech-Guru. Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed.

With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.

Disponível em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012.

Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente. Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe

A) expor as maiores conquistas da sua empresa.

B) descrever suas criações na área da tecnologia.

C) enaltecer sua contribuição para o mundo digital.

D) lamentar sua ausência na criação de novas tecnologias.

E) discutir o impacto de seu trabalho para a geração digital.

Resposta Correta:

Letra “C”

Enaltecer sua contribuição para o mundo digital.

O texto traz uma proposta de retrospectiva da vida de Steve Jobs, e isso fica claro no subtítulo, o texto também fala de suas contribuições, mais especificamente, para o mundo digital (“Readersdigest.ca takes a look back on Steve Jobs, and his contribution to our digital world”). Por seu trabalho pioneiro, Steve Jobs é enaltecido conforme é caracterizado como pessoa. (“CEO. Tech-Guru. Artist.”), de maneira que,  é afirmado no texto, suas contribuições não podem ser minimizadas (“his contribution […] cannot be downplayed”).

4) Do one thing for diversity and inclusion

The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thing for diversity and inclusion; even one very little thing can become a global action if we take part in it.

Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21.

1) Visit an art exhibit or a museum dedicated to other cultures.
2) Read about the great thinkers of other cultures.
3) Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration.
4) Spread your own culture around the world and learn about other cultures.
5) Explore music of a different culture.

There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?

UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS. Disponível em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).

Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários.O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é

A) “Lá na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentação no Dia da Consciência Negra.”

B) “Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito à diversidade. Gente de todos os tipos, várias tribos. Curti bastante.”

C) “Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formar de ser.”

D) “Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeiçoar minha proficiência em língua estrangeira.”

E) “Pesquisei em sites de culinária e preparei uma festa árabe para uns amigos da escola. Eles adoraram, principalmente, os doces!”

Resposta Correta:

Letra “C”

“Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formar de ser.”

A resposta mais adequada neste caso é a letra “C” pois é a que melhor exemplifica e a única que menciona a divulgação da própria cultura em conjunto com a aprendizagem sobre outras. Essa reciprocidade se mostra como o objetivo do responsável pelo comentário ao se inscrever no “Programa Jovens Embaixadores”, indo ao encontro da dica de número 4 (“Spread your own culture around the world and learn about other cultures”) – espalhe sua cultura pelo mundo e aprenda sobre outras.

5) A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele

A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.

B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.

C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.

E) reclama que é vitima de valores que o levam a atitudes inadequadas.

Resposta Correta:

Letra “C”

Comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

Calvin faz a elaboração de um discurso com o intuito de convencer seu pai, apesar da afirmação de que suas atitudes ruins são ocasionadas pela influência da sociedade em seu comportamento. Calvin exime-se de culpa, ao fazer a elaboração do discurso. No último quadrinho e sua ação de ter de retirar a neve da calçada a pedido do pai, que o faz para que o filho adquira mais personalidade e caráter e não use a sociedade como escape para fazer coisas ruins.