Simulado Enem

Enem — Escrito por

A realização de exames simulados é muito importante para os alunos que se preparam para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou testes de vestibulares afins, porque serve de termômetro do conhecimento adquirido até então pelo estudante e para treinar mais ainda para o dia da prova. O próprio nome desse engenho prático de adestramento conta muita coisa: os testes são simulados, ou seja, foram projetados para satisfazer uma ideia de ensaio para a prova real, que o estudante viverá no dia de realização do ENEM.

Portanto, com o intuito de um melhor preparo para o Exame, o aluno deve reservar um tempo para resolver alguns simulados do ENEM. Isso será um bom treino para a prova, vai diminuir um pouco a ansiedade do aluno para o “dia D”, e também o fará aprender mais, acostumando-se com o ritmo e o tipo de cobrança com o qual vai se deparar nas questões do exame.

Aquecimento para a prova de verdade

Já que o teste simulado representa aproximadamente a prova que se vai realizar, o estudante deve exigir de si mesmo a mesma atenção quando for realizá-la. É preciso ficar atento à duração exata do exame (em torno de cinco horas), e dividir o tempo entre responder as questões do ENEM no caderno de respostas e a marcação no quadro final, exatamente como se fosse entregar para o fiscal-examinador (que estará na sala para aplicar o Exame).

Preparação psicológica e física

Como os estudantes estão geralmente muito ansiosos antes de cumprir o ENEM, os simulados também são válidos para preparar mais ainda o corpo e a mente, trabalhando mais e melhor esse nervosismo inevitável. Assim, com menos afobação, os alunos que já dominam bem as matérias e estão bem treinados conseguem administrar o tempo de realização da prova com mais facilidade e focam mais a atenção.

Maior aprendizado e destreza

Quando o aluno faz com antecedência provas que simulam aquela que fará de verdade, ele poderá se autoavaliar e identificar seus pontos fortes e fracos em relação às disciplinas que está estudando. Assim, ao perceber a tempo quais são as matérias que tem dúvida ou ainda não está bem preparado, ele poderá se empenhar em estudar mais as áreas de conhecimento em que esteja deficiente e aprender os temas sobre os quais esteja hesitante.

O raciocínio do aluno vai também sendo aprimorado, mantendo-se a periodicidade de feitura dos simulados. O costume de realizar esse tipo de prova o deixa cada vez mais bem disposto e confiante.

Questões/Simulado para testar o conhecimento: como e onde fazer

Muitas escolas e cursinhos oferecem simulados presenciais, para fortalecer o treino de seus estudantes. É possível que a sua instituição de ensino prepare alguns desses testes, o que com certeza faz parte do calendário escolar e é passado no início do ano ou do semestre aos estudantes que estão cursando o ensino médio.

Mas a boa notícia é que existem vários portais e sites na Internet com simulados, e o aluno poderá treinar em casa mesmo para o ENEM, quando desejar!

O portal Brasil Escola, por exemplo, oferece um gerador de simulados de acordo com a escolha do aluno por área de conhecimento e quantidade de questões.

Em parceria com o Grupo Bernoulli, o portal iG também preparou um simulado com todas as áreas de conhecimento abordadas pelo Enem, apresentando as respostas no final.

O portal UOL proporciona um roteiro de 100 exercícios em sequência, com conferência de gabarito e contagem de acertos no final.

O Guia do Estudante, da Editora Abril, publicação especializada e notória sobre o assunto, não poderia ficar de fora e também prepara simulados on-line para o ENEM.

Há também os simulados organizados pelo portal G1, do grupo Globo, com os quais o estudante poderá acessar após cadastro simples pela conta do Facebook ou de e-mail.

Independentemente do canal utilizado, o importante é que você utilize este recurso para aprimorar e testar os seus conhecimentos garantindo, assim, uma boa nota no ENEM! Bons estudos.

 

Tags: , , , ,

Comente