Quer saber a data das Inscrições Sisu 2021.2 e ficar informado sobre a segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada? Então clica aqui!

Para aqueles que têm vontade de ingressar em uma universidade pública e ter acesso a um ensino de qualidade sem o pagamento de mensalidade, é primordial estar por dentro das Inscrições Sisu 2021.2. Afinal, uma oportunidade como esta é interessantíssima para quem sonha em cursar o ensino superior em uma faculdade federal ou estadual

Como funciona o Sisu 2021.2?

“Sisu” é uma sigla para Sistema de Seleção Unificada. O Sisu é um programa do governo voltado para aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública para cursar o ensino superior. 

Para fazer parte do Sisu, é necessário ter feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Dessa forma, os vestibulandos concorrem a uma vaga de acordo com a pontuação obtida na prova. Quer um exemplo mais prático?

Imagine que você quer cursar História em uma universidade pública, como a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e tirou 800 pontos no ENEM. Ao se inscrever na plataforma do Sisu, outros candidatos que desejam a mesma vaga também estarão concorrendo. 

Como você já deve imaginar, as vagas são limitadas! Portanto, de acordo com as notas daqueles que concorrem à vaga, a nota de corte sobe ou desce. A nota de corte é a nota mínima para entrar em determinado curso ou faculdade. E é assim que funciona o Sisu! Inclusive, você pode ir trocando de curso e universidade no sistema até encontrar a que aceita a sua pontuação. 

Bom, existem duas etapas do Sisu anualmente. O primeiro acontece no início do ano. Já o segundo, acontece no segundo semestre, lá para o mês de Agosto. No Sisu.2 (neste ano, será o Sisu 2021.2), são ofertadas vagas remanescentes ou cursos que têm início no meio de ano.

Quando acontecem as Inscrições Sisu 2021.2

Se você leu o conteúdo acima e ficou interessado em entrar em uma instituição de ensino pública e ter um ensino de qualidade sem pagar mensalidade, é primordial saber direitinho sobre as Inscrições Sisu 2021.2! Além disso, saiba que alguns cursos ofertados no sistema são sim presenciais. 

Entretanto, você já deve saber que alguns deles são oferecidos na modalidade EAD, ou seja, de ensino a distância. Muito interessante para aqueles que desejam estudar, obter um bom diploma, mas economizar tempo e dinheiro – além de ganhar mais flexibilidade.

Datas das Inscrições Sisu 2021.2

As etapas do Sisu 2021.2 são divididas entre as inscrições, o resultado, a lista de espera e por fim, as matrículas. Portanto, após as inscrições, você saberá ou não se foi selecionado para a vaga desejada. Caso não tenha sido escolhido, você vai para a lista de espera, que roda de acordo com desistências dos candidatos previamente selecionados.

Caso você tenha sido selecionado de primeira ou tenha sido convocado depois, é necessário efetuar a matrícula para tornar a sua inscrição válida. Caso contrário, a sua vaga será destinada ao próximo candidato da lista. Dá uma olhada nas datas importantes:

  • Inscrição: 3 a 6 de agosto
  • Resultado: 10 de agosto (chamada única)
  • Lista de espera: 10 a 16 de agosto
  • Matrículas: 11 a 16 de agosto
  • Lista de espera: 18 de agosto

Convocação de alunos na lista de espera: 19 de agosto

Anota tudo na sua agenda e fica de olho, tá bom?

Quem pode se inscrever no Sisu 2021.2?

Agora que você sabe como funcionam as Inscrições para o Sisu 2021.2 e as datas importantes para este processo seletivo, é necessário saber se você se encaixa ou não nos critérios necessários para essa seleção. 

Bom, para concorrer a uma vaga em uma universidade pública por meio do Sisu, é preciso ter feito a prova do ENEM. Além disso, o candidato não pode ter feito menos que 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e também não pode ter zerado a redação! 

Você se encaixa nas duas exigências acima? Ótimo! Isso significa que você pode sim concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada.

Como se inscrever no Sisu 2021.2?

As Inscrições para o Sisu 2021.2 devem ser feitas através da plataforma do próprio Sisu. Acesse https://sisu.mec.gov.br/#/ e clique em “Fazer inscrição”. As inscrições são feitas de forma gratuita e bastante intuitiva. Por isso, tome cuidado com golpes e não confie em sites suspeitos ou que te cobram por este serviço, tá bom?

Nas datas especificadas, você deverá se cadastrar na plataforma do Sisu para ter acesso ao sistema. Dessa maneira, é possível escolher o curso e a faculdade desejados para concorrer a vaga. 

Ao se inscrever, tenha atenção nas informações preenchidas e seja extremamente sincero a respeito de todas as suas respostas. Afinal, algumas universidades possuem sistema de cotas, reservando vagas para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos, quilombolas ou indígenas. Ademais, alunos com renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo (R$1.100) também entram em uma seleção diferenciada.

É importante lembrar que alunos cotistas não “entram na frente” dos demais alunos, os que se encaixam na seleção universal – sem o auxílio das cotas. Até porque, alunos cotistas disputam as vagas entre os próprios alunos cotistas.

Não consegui uma vaga pelo Sisu 2021.2. E agora?

O ano de 2021 tem sido bastante adverso para muitas pessoas. Por isso, é normal que o seu desempenho não tenha sido tão bom quanto você esperava. E se você busca entrar em um curso bastante concorrido como Medicina, Direito, Engenharia Civil, Psicologia e outros, é possível que a nota de corte para ingressar em uma destas opções tenha sido bem alta!

Mas isso não é motivo para desistir de entrar em uma faculdade e começar os seus estudos em um curso de ensino superior. Por isso, que tal dar uma olhada em faculdades renomadas e que oferecem cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação)?

Caso você não saiba, os cursos reconhecidos pelo MEC são os únicos a poder emitir diplomas válidos em todo o território nacional. Portanto, esteja bem atento ao entrar em uma faculdade e lembre-se de procurar saber qual a reputação da faculdade e do curso escolhido, ok?

Algumas opções disponíveis são:

Estas faculdades oferecem cursos presenciais e também EAD (a distância). Tudo depende daquilo que você escolher! Além disso, elas possuem um sistema bastante interessante, chamado Ingresso Único. 

No Ingresso Único, o aluno pode usar a sua nota do ENEM, mesmo que baixa. Dessa forma, não é preciso fazer outra prova ou vestibular para entrar na faculdade. Fala a verdade, um ensino superior de qualidade, EAD e com facilidade na hora de entrar é tudo de bom, não é mesmo? Então não deixe essa oportunidade passar e vá em busca do seu tão sonhado diploma de curso superior. 

E aí, já sabe o que vai fazer? Sua nota foi boa no Sisu 2021.2 para a opção escolhida ou você precisou reajustar os seus planos? Conta aqui nos comentários para a gente!