Confira o resultado do SISU 2018
O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – é o primeiro grande processo seletivo que abre logo após a divulgação dos resultados do Enem.
Em 2018, as inscrições abrem em uma terça-feira (dia 23 de janeiro) e encerram na sexta-feira da mesma semana (26 de janeiro).
O Sisu tem oportunidades em tudo quanto é curso, de todas as áreas, desde Medicina até Gestão de Recursos Humanos. É possível disputar uma vaga em instituições do país inteiro, até nas mais concorridas, como a Universidade de São Paulo (USP).
O resultado do Sisu 2018 não vai demorar para sair e é fácil de consultar.
Fique ligado que explicamos tudo a seguir e ainda damos algumas sugestões bem interessantes para quem não conseguir vaga no Sisu este ano!
Quando sai o resultado do Sisu 2018
O Sisu tem duas edições por ano.
A primeira é a maior e mais importante. Em 2018, vai oferecer mais de 200 mil vagas em 130 universidades públicas espalhadas por todo o Brasil.
O resultado da primeira edição do Sisu 2018 sai no dia 29 de janeiro (segunda-feira).
No segundo semestre, o Sisu costuma abrir inscrições em junho. As datas variam todos os anos – alguns podem acontecer mais cedo, outros mais tarde. Normalmente as inscrições abrem na terça-feira, encerram na sexta da mesma semana e o resultado já sai na segunda-feira seguinte.
Como acessar o resultado do Sisu 2018
Para acessar o resultado do Sisu 2018, você precisa:
- Acessar o site oficial do Sisu.
- Informar seu número de inscrição e senha (os mesmos que você usou para se inscrever. Se tiver esquecido, tem como recuperar no próprio sistema).
- Verificar se conseguiu ou não vaga no curso.
Conseguiu? Parabéns! Agora você tem que comparecer à universidade para efetuar a matrícula. Quem não cumprir essa etapa perde a vaga, que fica disponível para os candidatos da lista de espera.
Lista de espera do Sisu 2018
No mesmo dia em que os resultados são divulgados, o MEC abre possibilidade de se inscrever na lista de espera – o que rende mais uma chance de concorrer.
No primeiro semestre de 2018, o prazo para entrar na lista de espera vai de 29 de janeiro a 7 de fevereiro.
A partir daí é cruzar os dedos e torcer.
A universidade pode convocar o candidato a qualquer momento, e esse processo pode se estender por mais de dois meses a partir da data de divulgação do resultado.
No entanto, o interessado tem que se manter atento durante todo esse tempo. É preciso consultar com frequência a instituição de ensino, pois o resultado da lista de espera não aparece no site do Sisu.
Não entrei no Sisu 2018, e agora?
Não rolou de entrar no Sisu 2018? Então bola para a frente, pois há várias outras opções de estudar com qualidade sem estourar o orçamento. Vamos falar de algumas:
- Tentar vaga no ProUni: Quem se encaixa nos critérios de renda e escolaridade definidos pelo MEC poderá concorrer a uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos. Com ele é possível estudar em faculdade particular sem pagar nada ou tendo de arcar com apenas metade do valor das mensalidades. Para participar é preciso apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente. O ProUni abre inscrições duas vezes ao ano, logo depois do resultado do Sisu.
- Financiar o curso com o FIES: O programa permite ao estudante financiar os estudos a juros baixos e ainda ganhar um prazo longo para pagamento da dívida. O benefício é direcionado a quem se encaixa nos critérios de renda familiar definidos pelo MEC. Para entrar na disputa é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e atender à pontuação mínima exigida: 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação. O FIES acontece duas vezes por ano.
- Entrar direto na faculdade particular: Para quem já não aguenta mais participar de processo seletivo, uma ótima saída é optar pelo sistema de ingresso direto, adotado por faculdades de todo o Brasil. Com ele, o candidato busca a vaga desejada e apresenta a pontuação que obteve em qualquer edição do Enem. Se tiver o suficiente para passar, já garante vaga na hora. Aí basta fazer a matrícula e pronto.
De todas as alternativas que apresentamos, o ingresso direto é a mais simples.
E se você está preocupado se vai dar conta da mensalidade, temos uma ótima notícia: várias faculdades super bem cotadas pelo MEC oferecem bolsas de estudos, descontos, convênios e parcelamento das mensalidades, tudo isso sem precisar comprovar renda e sem burocracia.
Selecionamos algumas para você:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Anhembi Morumbi (a distância)
- FMU (a distância)
- UNIFACS (a distância) – em Salvador/BA
- UnP – Universidade Potiguar (a distância) – em Natal/RN z=TIMESTAMP;
Nas instituições da lista acima você vai encontrar todos os graus de formação (bacharelado, tecnólogo, licenciatura), uma variedade de cursos de encher os olhos (de Administração a Medicina, passando por Gestão de Recursos Humanos, Engenharia, Odontologia e Nutrição) e unidades e polos de apoio espalhados por todo o Brasil.
Veja também:
Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?
Vai entrar na faculdade em 2018 pelo Sisu ou vai apostar em outro processo seletivo? Conte para a gente nos comentários!