Saiba tudo sobre a abertura de inscrições do Sisu e como realizar sua inscrição com a nota do Enem 2020 para entrar na faculdade 

As inscrições para o Sisu 2021 abrem nesta terça-feira, dia 6, dando aos estudantes que realizaram o Enem 2020 a chance de ingressarem no ensino superior.

Cerca de 2,4 milhões de alunos compareceram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio – número bem inferior às edições anteriores. No entanto, o número de instituições, cursos e vagas disponibilizadas também foi reduzido em decorrência da pandemia do coronavírus.

Nesta edição serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos. Mas em nota, o MEC informou que estes dados ainda são preliminares e podem ser alterados pelas instituições que aderiram ao programa até a véspera da abertura das inscrições.

Acompanhe o Enem Virtual para não perder nenhuma informação sobre o período de inscrições do Sisu e conferir o passo a passo para se inscrever no programa!

Passo a passo para se inscrever no Sisu

Se fazer a prova do Enem é o primeiro passo para entrar na faculdade, se inscrever no Sisu – no primeiro dia de abertura, de preferência – é o segundo passo. Como a classificação e notas de corte são atualizadas uma vez por dia, quem se inscreve assim que o programa abre tem a vantagem de acompanhar tudo desde o princípio e verificar as chances na disputa.

Para te ajudar a desfrutar dessa vantagem, preparamos um passo a passo para se inscrever no programa assim que o acesso estiver liberado:

  1. Primeiramente, acesse o Portal do Sisu;
  2. Na página principal clique em Fazer Inscrição. Esta ação te direcionará para a próxima página;
  3. Nela clique em “Entrar com GOV.BR’;
  4. Em seguida, confirme o número de seu celular e e-mail, para que a plataforma possa te avisar caso passe nas opções escolhidas;
  5. Na tela a seguir, você irá escolher suas duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo.
    – Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
    – Pesquise as vagas por município, nome da instituição ou nome do curso;
    – Escolha com atenção a modalidade a qual deseja concorrer (ampla concorrência ou ações afirmativas*) e confirme.
    Fique atento à documentação exigida para  comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja esta a sua opção de modalidade.
    – E então clique em “Fazer inscrição na 2ª opção”;
  6. E pronto! Agora é só acompanhar a classificação diariamente e trocar as opções de curso caso seja necessário.

Quando sai o resultado do Sisu 2021?

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu 2021 está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril. Nesta data, os alunos inscritos na seleção descobrirão se passaram ou não para uma das 110 instituições públicas e estaduais  inscritas no programa.

Os estudantes que não forem selecionados na chamada regular, poderão se inscrever na Lista de Espera entre os dias 13 e 19 de abril.

Estar na Lista não é garantia de conseguir uma vaga na faculdade, no entanto não é impossível. A convocação dos candidatos da Lista de Espera começará no dia 23 de abril, portanto não desista e acompanhe o site do Sisu regularmente para saber se seu nome foi selecionado.

Quais as alternativas ao Sisu?

Caso seu nome não seja selecionado na chamada regular e nem na lista de espera, não se desespere! O Sisu é apenas uma das muitas formas de ingressar no ensino superior e corresponde apenas às vagas em universidades públicas.

Para você ter ideia, por meio de programas oferecidos pelo Governo Federal, existem ainda duas outras alternativas para entrar na faculdade com a nota do Enem. E uma terceira opção que independe de processos seletivos governamentais. Veja a seguir

Prouni: Programa Universidade para Todos

Período de inscrições: a confirmar

Método de ingresso: bolsas integrais (100%) e parciais (50%)

Enquanto o Sisu é o melhor caminho para quem quer estudar em universidades públicas, o Programa Universidade para Todos é a principal alternativa para quem deseja conquistar um diploma superior em universidades particulares. Os estudantes que optam pelo Prouni, concorrem a bolsas de estudos que podem ser parciais (50%) ou integrais (100%), o que representa uma grande economia.

Assim como no Sisu, o tempo de inscrição dura cerca de três a quatro dias, portanto é preciso estar atento ao site do processo para não perder nenhuma informação sobre o resultado e as vagas remanescentes.

Fies: Fundo de Financiamento Estudantil

Período de inscrições: a confirmar

Método de ingresso: Financiamento com juros baixos ou juros zero

A segunda forma de começar a estudar em uma faculdade particular com a nota do Enem é se inscrevendo no Fundo de Financiamento Estudantil. Como o nome do programa já diz, o Fies viabiliza o ingresso no ensino superior por meio do financiamento do valor total do curso.

A intenção do Fundo é garantir aos estudantes uma linha de crédito para que possam estudar com tranquilidade e arcar com os custos do curso apenas após a formatura, quando já estiverem no mercado de trabalho.

Ingresso direto

Período de inscrições: cada universidade possui um período próprio

Método de ingresso: descontos de até 70%

Caso você ainda não saiba, existe ainda a modalidade de Ingresso Direto oferecida por universidades particulares de todo o Brasil. Este programa não faz parte de nenhuma iniciativa do governo, portanto é preciso recorrer a ela de forma independente indo até a instituição desejada ou procurando se informar no site.

Por ser uma iniciativa independente, cada instituição possui regras bem específicas, quanto a pontuação e perfil econômico, para aceitar alunos nesta modalidade. Mas em alguns casos é possível conseguir até 70% de desconto nas mensalidades, o que é de grande ajuda. 

Em qual faculdade particular estudar com resultado do Enem?

Agora que você já conhece as três modalidades que viabilizam o acesso a universidades particulares brasileiras, que tal encontrar a opção ideal para você?

Nós, do Enem Virtual, listamos algumas instituições de qualidade, que são certificadas pelo MEC e que aceitam tanto o Ingresso Direto, como o Fies e o Prouni. Que tal dar uma conhecer?

Veja também: 

Descubra tudo sobre o resultado do Enem 2020

Conheça as faculdades que aceitam a nota do Enem 2020