Veja tudo sobre como e onde ver a lista de aprovados do Sisu
Veja quando e como consultar a listagem com todos os selecionados na chamada regular do Sisu.
Você sabia que o Sisu do primeiro semestre disponibiliza cerca de 230 mil vagas em cursos presenciais de nível bacharelado, licenciatura e tecnológico? Já na edição do segundo semestre, são cerca de 55 mil vagas — dados do Ministério da Educação (MEC).
Então, se você fez sua inscrição para concorrer a uma dessas vagas, precisa ficar por dentro da lista dos aprovados do Sisu. Saiba quando e como consultar esse documento e o que fazer caso seja selecionado de primeira!
Quando acessar a lista de aprovados do Sisu
O resultado do Sisu é liberado rapidamente. Na segunda-feira após o término das inscrições, o MEC divulga a lista dos aprovados na chamada regular.
No Sisu do 1o semestre, essa fase acontece em janeiro. Já no Sisu do 2o semestre, o resultado sai em junho.
Como acessar a lista de aprovados do Sisu
Para consultar a listagem com todos os selecionados de primeira, basta acessar o site oficial do Sisu (sisu.mec.gov.br/selecionados).
Nessa página, você encontrará um formulário para realizar uma busca. É possível conferir os aprovados informando os seguintes dados:
- instituição de ensino
- local de oferta
- curso
- grau e turno
A lista é única e contempla os aprovados nas disputas de ampla concorrência e de ações afirmativas.
O que acontece após a divulgação da lista dos aprovados no Sisu
Os candidatos selecionados de primeira devem realizar a matrícula na universidade nos dias estipulados no cronograma do Sisu.
Esse processo também é rápido: o aprovado tem apenas 6 dias para se matricular. Ele deve comparecer à universidade no dia, horário e local estabelecidos portando os documentos exigidos pela instituição. Se não cumprir o prazo, perderá a vaga.
Alternativas para começar uma faculdade sem o Sisu
O Sisu não é a única forma de entrar na faculdade. Existem outras alternativas de ingresso no ensino superior, como o ProUni, o FIES e o Ingresso Direto.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) aos candidatos aprovados em seu processo seletivo.
Com uma bolsa integral, você estuda de graça em uma faculdade privada até o final do curso. Já a bolsa parcial reduz o valor da mensalidade pela metade até a formatura. Há bolsa ProUni para cursos presenciais e EAD.
Para participar, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, além de ter realizado o Enem do ano anterior à inscrição no ProUni e ter obtido nota média igual ou maior que 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Já o FIES permite financiar uma graduação presencial a juros zero ou juros abaixo da média do mercado com um longo prazo para pagamento.
Para concorrer a um financiamento, é necessário ter renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos no Enem (a partir de 2010) e nota maior que zero na redação.
Por fim, o Ingresso Direto facilita ainda mais a entrada na faculdade. Basta usar a nota do Enem (a partir de 300 pontos na média) no processo seletivo da instituição para começar um bacharelado, uma licenciatura ou uma graduação tecnológica presencial ou EAD.
E o melhor: recebendo uma bolsa de até 100%. O desconto varia conforme a sua média no Enem: quanto maior for a pontuação, maior será a bolsa de estudo.
Interessado? Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni, do FIES e aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES
Prontinho! Agora você está bem informado sobre a lista de aprovados do Sisu. Já decidiu qual curso fazer? Compartilhe sua escolha nos comentários!