Serão oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos de graduação em 101 instituições. Os estudantes interessados só poderão concorrer as vagas se tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012 e obtiveram nota na redação não tenha sido zero.

As inscrições para a primeira fase do Sisu 2013 serão do dia 7 a 11 de janeiro. Os candidatos que forem convocados deverão providenciar a matrícula nas instituições nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de janeiro.

Os estudantes que não forem selecionados na primeira fase terão chance de participar da segunda fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no dia 28 de janeiro, os candidatos convocados terão do dia 1 a 5 de fevereiro para fazerem a matrícula.

Os interessados que não forem selecionados nas duas primeiras convocações poderão aderir a lista de espera, o prazo para participar da mesma será do dia 28 de janeiro a 8 de fevereiro.

Lei de Cotas no Sisu 2013

Por causa da lei de cotas o processo de escolha do curso de graduação foi alterado. Após informar no sistema qual curso deseja concorrer a vaga o candidato deverá informar se é cotista. Para os estudantes que não forem cotista o processo continua o mesmo.

Os concorrentes a vagas de cotas serão divididos em grupos e subgrupos após cada escolha de curso, além das cotas por raça também serão reservadas vagas para os estudantes que tiverem estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou terem renda familiar de 1,5 salário mínimo.

Modalidades de concorrência

Em determinados cursos poderá ter até 3 modalidades de concorrência sendo elas :

– Vagas livres de concorrência ;

– Vagas reservadas para lei de cotas ;

– Vagas destinadas as demais ações afirmativas da instituições, como bônus na nota para alunos oriundos de escolas públicas e outras vantagens.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]