SiSU 2013

Sisu — Escrito por

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo pelo qual todo estudante brasileiro, que tenha completado o ensino médio, pode concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) em institutos de educação superior. Para pleitear uma dessas vagas o estudante deve  ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012.

No período de 7 a 11 de janeiro, o sistema fica disponível para que os estudantes escolham o curso desejado em até duas opções distintas. Por esse motivo o estudante deve ficar atento, afinal a sua primeira opção será a mais relevante, pois caso seja selecionado, a sua segunda opção se torna inválida, tendo realizado ou não a matricula na instituição escolhida.

Após o ciclo de inscrições são realizadas duas convocações, e caso ainda existam vagas não ocupadas, os candidatos podem solicitar a participação na lista de espera.

As maiores notas correspondentes de cada curso, de acordo com o número de vagas disponíveis, são convocadas para a realização da matrícula no instituto escolhido durante o prazo estipulado pelo MEC.

Ao final desse período de matrículas, o MEC realiza um balanço contabilizando as vagas não ocupadas para que faça uma nova convocação.

Como são duas opções de escolha, após a segunda chamada há um grande número de vagas que ficam disponíveis, pelo fato de serem chamados à primeira opção após realizar matrícula em sua segunda opção.

Caso o estudante não seja convocado em nenhuma das duas chamada anteriores, ele ainda pode manifestar o interesse em participar da lista de espera. O sistema ficará disponível para o candidato solicitar a participação nessa lista no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro.

A lista de espera é destinada apenas aos estudantes ainda não convocados em sua primeira opção. Os estudantes convocados em sua segunda opção, que tenham ou não efetuado a matrícula, também podem participar.

Caso o estudante tenha se matriculado em uma instituição e depois seja convocado para matricula em outra instituição, será necessário solicitar o cancelamento da matricula anterior junto a instituição.

Para entender melhor o funcionamento do SiSU, segue abaixo o cronograma:

– De 7 a 11 de janeiro: Período em que o sistema estará aberto aos estudantes para a escolha do curso e instituto desejado. A cada dia o sistema será atualizado, permitindo ao estudante saber a nota de corte de cada curso.

– 14 de janeiro: Data prevista para divulgação da primeira chamada.

– De 18 a 22 de janeiro: Período determinado para realizar a matrícula na instituiçãoo que tenha sido chamado.

– 28 de janeiro: Data prevista para divulgação da segunda chamada.

– De 28 de janeiro a 8 de fevereiro: Período reservado para os estudantes aptos e interessados, solicitarem para participar da lista de espera.

– De 1 a 5 de fevereiro: Período em que deve ser realizada a matricula dos estudantes convocados na segunda chamada.

– 18 de fevereiro: A partir desta data a lista de classificados da lista de espera é divulgado. Neste momento os candidatos devem ficar atentos aos sites das instituições, pois será por eles que serão feitas novas e posteriores convocações.

Portanto fique atento para não perder os prazos!
[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , , , , ,

Comente