Descubra quando é a data de inscrição do Sisu 2019

Sisu — Escrito por

Entenda quando e como se inscrever no Sisu 2020. Conheça também outras formas de ingressar no ensino superior com sua nota do Enem.

O Sisu é um programa do MEC (Ministério da Educação) que foi desenvolvido para facilitar o acesso a vagas em instituições de ensino superior públicas por todo o país.

O processo seletivo é totalmente gratuito e ocorre duas vezes ao ano. Para participar, basta ter realizado a última edição do Enem e ter conseguido uma nota superior a zero na redação.

A seguir, saiba tudo sobre a data de inscrição do Sisu 2020 e como fazer a sua!

Qual é a data de inscrição do Sisu 2020?

O calendário oficial do Sisu para 2020 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), porém, com base nos anos anteriores, é provável que as inscrições fiquem abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2020.

O resultado da primeira chamada deverá ser divulgado no dia 28 de janeiro, no site oficial do Sisu e nas instituições participantes.

Em geral, esse sistema é realizado em duas edições. Uma no início do ano (com inscrições abertas em janeiro), e outra na metade do ano (com inscrições abertas em junho).

Como se inscrever no Sisu 2020

Para se inscrever no Sisu 2020, acesse o site oficial do programa (sisu.mec.gov.br) e informe seus dados pessoais e os dados do Enem 2019.

Em seguida, insira sua senha do Enem. Só é possível fazer sua inscrição no site oficial, por isso, cuidado para não cair em nenhuma armadilha da internet!

O próximo passo é escolher suas duas opções de curso. A primeira opção deve ser aquela vaga que você mais almeja conquistar.

A segunda é aquela opção reserva caso a primeira não seja obtida. É possível realizar uma busca para se cadastrar nas instituições que são de mais fácil adesão, conforme a sua nota de corte. Enquanto as inscrições estiverem ocorrendo, o candidato pode trocar de curso quantas vezes desejar.

O candidato pode filtrar a escolha dos cursos de acordo com o estado, área de ensino, municípios e vagas disponíveis.

Uma vez selecionado o curso, basta escolher a instituição. Em seguida, selecione a modalidade de inscrição que pretende concorrer (ampla concorrência ou cotas sociais e/ou raciais).

Lembre-se de confirmar a documentação exigida, que será solicitada caso você seja selecionado para a vaga.

O que fazer com a nota do Enem caso não consiga vaga no Sisu

Se sua pontuação no Enem não for suficiente para você conseguir uma vaga no Sisu, não se desespere. Existem outras maneiras de ingressar no ensino superior com sua nota do exame. Confira:

ProUni

Se você fez o Enem 2019 e teve um desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado na redação, poderá concorrer às bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais distribuídas pelo programa.

Também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

FIES

O FIES é um programa de financiamento criado para que estudantes consigam financiar seus cursos superiores a juros muito baixos ou juro zero e comecem a pagar a dívida apenas depois de formados.

Para participar, é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso se encaixar em determinado perfil de renda familiar.

Ingresso Direto

O ingresso direto é a forma mais fácil e sem burocracia de iniciar um novo curso superior atualmente. Com a nota do Enem, o estudante não precisa prestar vestibular para iniciar a graduação que sempre sonhou.

Se atingir a pontuação mínima exigida, basta apresentar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula na faculdade escolhida.

Muitas das instituições que aceitam a nota do Enem para ingresso direto também oferecem bolsas de estudo de até 100% e descontos especiais para quem opta por esse método de seleção.

Onde estudar com a nota do Enem

Confira uma seleção com algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), nas quais você pode usar a nota do Enem para ingressar direto, sem precisar fazer vestibular, e ainda ganhar uma bolsa de estudo ou desconto na mensalidade:

Veja também:

Confira quando sai o resultado do Sisu 2020

Agora que você já sabe qual é a data de inscrição do Sisu 2020, conte para a gente aqui nos comentários: em qual curso você vai tentar entrar pelo programa?

Comente