Conheça todas as datas do Sisu 2019

Sisu — Escrito por

Quer se inscrever no Sisu 2019? Então veja todas as datas importantes para participar dessa seleção!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado criado para disponibilizar as vagas das universidades públicas de todo o país.

Antes de falarmos sobre as datas do Sisu 2019, é bom lembrar que o estudante que quiser concorrer a uma vaga por este programa, deverá ter realizado a última edição do Enem.

Data de Inscrição para o Sisu 2019

As inscrições para a primeira etapa do Sisu acontecem entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019.

Para poder se inscrever, você deve ter participado do Enem em 2018 e obtido uma nota maior que zero na prova de Redação.

Para realizar a inscrição é necessário acessar o site do Sisu, no período de 22 a 25/01/2019, usar o seu número de inscrição e senha do Enem para conseguir acessar o sistema e se inscrever na sua primeira e segunda opção de curso.

Caso esteja com dúvida do curso que queira fazer, ou se arrepender da opção escolhida, é possível alterar sua decisão durante o período de inscrições.

Datas dos resultados e matrículas Sisu 2019

A divulgação do resultado da chamada regular acontece no dia 28 de janeiro de 2019.

Para saber se foi aprovado é só acessar o site do Sisu neste dia, lá estará disponível o resultado.

Se foi aprovado? Parabéns! As matrículas acontecerão entre os dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. No site da instituição estarão disponíveis todos os documentos necessários para a matrícula, o dia, local e horário que você deverá comparecer.

Fique atento, pois caso perca o prazo não tem segunda chance e a sua vaga será disponibilizada para os candidatos que estão na lista de espera.

Não foi aprovado? Fique tranquilo! Ainda tem a lista de espera do Sisu 2019.

Data da lista de espera Sisu 2019

A lista de espera do Sisu acontece entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019 e neste período os candidatos não classificados, precisam mostrar interesse em uma das vagas disponíveis.

Aqueles candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções da chamada regular, poderão participar da lista de espera também.

Data da chamada da lista de espera Sisu 2019

Após o período de matrícula dos aprovados na chamada regular, as universidades verificam quantas vagas restaram e essas vagas são disponibilizadas para os candidatos da lista de espera.

Esse processo inicia no dia 07 de fevereiro de 2019 e tem a duração de 1 a  2 meses. Ele não é realizado diretamente pelo Sisu e você deve acompanhar as chamadas diretamente no site da faculdade.

Outras formas de ingressar no ensino superior

Caso não tenha sido aprovado em nenhuma das etapas do Sisu 2019, ou não se enquadre em uma das regras para participar do processo, saiba que existem outras formas de ingressar no ensino superior.

O Fies e o ProUni são programas do governo federal que podem te ajudar a ingressar em uma instituição privada, mas ambos possuem requisitos de renda.

Caso esteja procurando algo mais fácil, que lhe traga menos preocupações e te garanta uma vaga na faculdade, existe o ingresso direto, que é disponibilizado por algumas faculdades particulares, possibilitando a sua admissão apenas com a nota do Enem.

Para participar basta ir no site da faculdade escolhida, colocar todos os seus dados e aguardar o resultado, que geralmente leva no máximo 48 horas para ser liberado.

Para te ajudar, listamos abaixo algumas das principais instituições reconhecidas pelo MEC e que participam do ProUni e do FIES dispondo do ingresso direto pelo Enem:

Lembrando que, para facilitar a sua entrada na faculdade, estas instituições possuem descontos, bolsas e financiamentos próprios sem burocracia!

Veja também:

Os melhores cursos EAD do Brasil

Conheça as melhores faculdades do Brasil de acordo com o MEC

Agora nos conte aqui nos comentários qual será o curso e a universidade que você irá concorrer no Sisu 2019!

Comente