O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de classificar os estudantes, de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior, em cursos disponíveis no ensino superior público. Na última segunda-feira, dia 10 de junho, o período de inscrições para o segundo semestre de 2013 foi aberto e elas seguem até às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 14.

Nesta edição, o SiSU está oferecendo 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições de ensino. Para se inscrever em uma destas vagas basta acessar o site do SiSU com o número de inscrição do ENEM 2012 e sua senha.

Após ter acessado o sistema, escolha até duas opções de curso, confirme a escolha e aguarde o resultado. Vale lembrar que a opção escolhida pode ser alterada quantas vezes for necessário, até a data limite de inscrições.

Calendário

Confira o calendário do SiSU de inverno de 2013:

10/06 até 14/06 – Período de inscrições on-line.
17/06 – Resultado da primeira chamada.
21/06 até 25/06 – Período reservado para a realização da matrícula dos candidatos aprovados pela primeira chamada.
01/07 – Resultado da segunda chamada.
01/07 até 12/07 – Período reservado para manifestar o interesse em participar da lista de espera.
05/07 até 09/07 – Período reservado para a realização da matrícula dos candidatos aprovados pela segunda chamada.
17/07 – A partir desta data acontece as convocações dos candidatos em lista de espera.

Como a nota é calculada?

A nota é calculada de acordo com cada curso e cada área do conhecimento pode ter um peso diferente nesse cálculo. Um curso da área de exatas, por exemplo, tende a ter as notas de Matemática e Ciências da Natureza com um peso maior que as demais. Por isso sua nota pode aparecer diferente em diferentes cursos.

Como sei se estou classificado?

O sistema disponibiliza a cada dia a nota de corte dos cursos. A nota de corte é a nota mais baixa que está entre os selecionados de um curso, ou seja, se a nota de corte de um curso é 630 e esse curso oferece 30 vagas, significa que a 30ª vaga está sendo ocupada pela nota 630.

Porém essa nota de corte serve apenas para dar uma ideia ao candidato de como está a concorrência e as chances dele de ocupar determinada vaga com aquela nota, não há qualquer garantia de aprovação.

Para saber se está classificado, deve-se esperar até o dia 17 de junho, quando será disponibilizada a primeira chamada do SiSU do segundo semestre de 2013 ou em 1º de julho, quando será divulgada a segunda chamada.

Como funciona a lista de espera?

Aqueles candidatos que não forem classificados nas duas primeiras chamadas em sua primeira opção poderão participar da lista de espera. A lista de espera é a última chance do estudante ser convocado.

Apenas podem participar dessa lista os candidatos que ainda não tenham sido convocados para a sua primeira opção de curso. Para manifestar o interesse em participar dessa lista, o candidato deve acessar o site do SiSU entre os dias 1º e 12 de julho e marcar a opção referente.

Após esse período acontecem então as convocações para matrículas. Nessa etapa as convocações são indeterminadas e cabe ao candidato ficar atento ao site da instituição para saber se foi convocado ou não.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]