Entenda tudo sobre o Sisu que acontece no meio do ano

Sisu — Escrito por

O segundo semestre é sempre um momento esperado para aqueles que desejam iniciar a faculdade. Se esse é o seu caso, confira agora tudo sobre o Sisu do meio do ano.

O início da faculdade não aconteceu no primeiro semestre, mas você gostaria de ter a chance de começar o curso superior no meio do ano? Saiba que existem muitas formas de ingressar na faculdade, principalmente se você fez o Enem. Você pode optar, por exemplo, por tentar uma vaga pelo Sisu no segundo semestre!

Tem interesse em concorrer a uma dessas vagas? Veja abaixo mais informações sobre o Sisu do meio do ano!

Como participar do Sisu do meio do ano

Para participar do Sisu do meio do ano e concorrer a uma vaga no curso de sua escolha é exigido que você tenha feito o Enem do ano anterior. Porém, não basta ter feito o exame. É necessário ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Se você atende a todos esses critérios, pode se inscrever e participar do processo seletivo. Saiba abaixo como funciona para se inscrever.

Sisu do meio do ano: como funcionam as inscrições

As inscrições do Sisu do meio do ano costumam acontecer em junho.

É bem simples: basta usar o número de inscrição e senha do Enem para acessar a plataforma e ter acesso aos cursos disponíveis.

Assim que você se inscreve, o Sisu recupera a sua nota do Enem, pontuação que deverá ser usada para se candidatar às vagas. Portanto, quanto mais alta for sua nota, mais chances você tem de conseguir uma vaga.

Nessa mesma plataforma, você deverá escolher duas opções de curso, de acordo com a sua preferência.

Vale ressaltar que algumas universidades exigem notas mais altas para determinados cursos. Um exemplo disso é o curso de Medicina. Para concorrer a esta vaga, os candidatos devem obter uma pontuação específica na prova de Ciências da Natureza no Enem.

Se a sua nota não for suficiente, o próprio sistema do Sisu apresentará uma mensagem informando isso.

O resultado do Sisu de segundo semestre costuma ser divulgado em junho também.

Nota de corte do Sisu do meio do ano

A nota de corte é a mínima exigida para ingressar em determinado curso, mas varia bastante durante todo o período de inscrição. Isso porque, durante 4 dias, candidatos de todos os lugares do Brasil podem se inscrever, fazendo com que a nota de corte altere a todo momento.

Acontece que o critério utilizado para selecionar os candidatos é a pontuação obtida no Enem. Se você vai concorrer a uma vaga no curso de Administração, seus concorrentes alcançaram uma média de 650 pontos na prova e você tirou 700, sua nota é maior que a deles e você poderá ser aprovado!

Porém, se no dia seguinte muitos candidatos com nota entre 750 e 800 começarem a se inscrever no mesmo curso que você está concorrendo, existe a chance da sua nota não ser mais suficiente.

Por isso que é necessário colocar duas opções de cursos. Como o Sisu do meio do ano é muito concorrido, se a sua pontuação não for suficiente para conseguir a opção 1, você pode tentar a opção 2.

Os candidatos só descobrem a nota de corte ao final do período de inscrições. Contudo, o Sisu informa diariamente uma estimativa feita com base nas notas que foram recebidas no dia.

Além disso, elementos como alta concorrência, cotas e demais políticas de ações afirmativas também têm influência direta na nota de corte. Fique ligado!

O que fazer se o candidato não for aprovado no Sisu do meio do ano

Devido à concorrência acirrada, a reprovação no processo seletivo é uma possibilidade. Entretanto, isso não é motivo para desistir de fazer o curso superior. Se você não passar no Sisu pode optar, por exemplo, pelo ingresso direto na faculdade particular.

O ingresso direto é a forma mais fácil de entrar no ensino superior, basta ter feito o Enem e apresentar sua pontuação para a instituição. Se sua nota for a mínima exigida, você poderá se matricular e logo começar a estudar!

Muitas pessoas não pensam nessa possibilidade, pois acreditam que os cursos superiores são muito caros em faculdades privadas. Mas isso não é verdade, existem faculdades muito bem avaliadas pelo MEC que possuem mensalidades bem acessíveis.

Quer saber quais são elas? Abaixo, vamos informar algumas ótimas opções!

Faculdades que aceitam o ingresso direto

Vamos apresentar algumas universidades que são reconhecidas pelo MEC e oferecem cursos com mensalidades mais em conta. Além disso, elas possuem programas próprios de bolsas e descontos:

Veja também:

Descubra como ter desconto em faculdade particular com Enem

O que é Sisu

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu do meio do ano, é hora de se planejar para começar a faculdade, não é mesmo? Aproveite e comente abaixo onde pretende estudar!

Comente