Sisu, ProUni e FIES

Atualidades — Escrito por

O Ministério da Educação criou diversos programas que facilitam o acesso de um número cada vez maior de brasileiros ao ensino superior. Esses programas utilizam a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado todo ano e tem conquistado recordes de participação.

Programas como o Fundo de Financiamento Estudantil  (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) podem ser utilizados em conjunto, desde que o aluno atenda às exigências de ambos os programas. Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por ser um programa voltado ao ensino público, não pode ser utilizado em conjunto com nenhum outro programa.

Entenda melhor como cada um dos programas funciona:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona alunos para estudar nas mais diversas instituições de ensino superior do Brasil.

A inscrição para participar do Sisu é gratuita e feita pela internet. O aluno que deseja participar deve ter em mãos o número de inscrição e senha da edição mais recente do Enem para ter acesso ao sistema. A exigência é não ter zerado na redação.

O aluno, ao efetuar a sua inscrição, terá de escolher duas opções de faculdade e de curso, podendo alterar essas escolhas durante o processo. Porém, ao finalizar o período de inscrições, a última escolha será a única que terá validade.

A nota que será utilizada no Sisu pode variar de um curso para o outro ou de uma universidade para a outra. Isso acontece porque, em cursos e universidades diferentes, cada área do Enem possui pesos variados.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino superior da rede privada.

As bolsas integrais são concedidas àqueles alunos que possuem renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são concedidas aos alunos que possuem renda de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Os alunos interessado em participar do programa de bolsas do governo devem ter feito o Enemno ano anterior e ter obtido, no mínimo, média de 450 pontos nas 5 áreas do conhecimento (incluindo a redação). Além disso, alunos que tiverem zerado a redação não podem se inscrever.

A inscrição para o ProUni é feita pela internet nos prazos divulgados pelo MEC.

 

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é mais um programa do Ministério da Educação que visa auxiliar aqueles alunos que não tem condição de arcar com as mensalidades de um curso de graduação presencial.

Como o número de vagas é limitado, o FIES tem um processo seletivo que usa a nota do Enem para classificar os candidatos.

Pode participar do FIES quem:

  • Tiver renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Tiver feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra que nota você precisa ter pra passar no Enem

Vai participar de algum desses programas? Conte para a gente nos comentários!

 

Tags: , , ,

Comente