Saiba como funciona a segunda chamada do Sisu

Sisu — Escrito por

Confira tudo sobre a segunda chamada do Sisu para descobrir se é possível conseguir uma vaga depois da chamada regular!

Pretende participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro ou do segundo semestre?

Então você precisa ficar bem informado sobre as convocações deste processo seletivo. Veja se é possível conseguir uma vaga na segunda chamada do Sisu!

As chamadas oficiais do Sisu

O Sisu realiza somente a chamada regular uma vez por semestre.

Os candidatos aprovados neste primeiro resultado devem seguir os procedimentos da universidade para efetuar a matrícula e começar os estudos.

Já os participantes que não foram selecionados em nenhuma opção podem manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Sisu.

O Ministério da Educação (MEC) envia a listagem para as universidades realizarem suas próprias chamadas e conseguirem ocupar todas as vagas reservadas para o semestre.

Como funciona a segunda chamada do Sisu

Não existe uma segunda chamada do Sisu. O que existe é a lista de espera que o MEC encaminha para as universidades participantes do Sisu.

Portanto, se você não for selecionado na chamada regular do Sisu, nem tudo está perdido!

Ainda há esperança de conseguir uma vaga em uma faculdade pública. Basta manifestar seu interesse em participar da lista de espera da sua primeira ou segunda opção de curso no Sisu.

As instituições participantes do Sisu convocam alunos dessa listagem para ocupar as vagas remanescentes da chamada regular. As convocações acontecem durante cerca de dois meses, até as vagas esgotarem.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, faz cerca de 5 a 8 chamadas por semestre. Isso significa que, manifestando seu interesse na lista de espera, você tem mais chances de conseguir estudar em uma universidade pública.

Mas não adianta sinalizar que deseja participar da lista e não acompanhar o processo no site da universidade. Se você for chamado em uma dessas convocações e não realizar os procedimentos exigidos pela universidade, você perde sua vaga para um outro candidato da lista de espera.

Portanto, acompanhe esse processo de perto e fique atento para não perder os prazos.

Alternativas para começar a faculdade sem o Sisu

O Sisu é uma grande porta de entrada para o ensino superior no Brasil, mas não é a única forma de começar uma graduação ainda este ano.

Existem diversas faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para o ingresso à graduação.

Apresentando o seu Boletim de Desempenho Individual do Enem durante a inscrição, você é liberado de fazer uma nova prova de vestibular.

Além disso, ainda pode conseguir uma bolsa de estudos de até 100% de desconto na mensalidade — quanto maior sua pontuação no Enem, maior a bolsa concedida!

Para ajudar, listamos algumas dessas instituições abaixo. Conheça faculdades que permitem usar a nota do Enem, oferecem alternativas de parcelamento do curso, participam do Prouni e do FIES e concedem bolsas de estudos e graduações presenciais ou a distância:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Pronto! Agora você está bem informado sobre a segunda chamada do Sisu. Conte para a gente qual graduação deseja fazer! É só deixar seu comentário aqui embaixo.

Comente