Descubra tudo sobre o Sisu do segundo semestre

Sisu — Escrito por

Não foi selecionado na primeira edição do Sisu? Tente mais uma vez! Fique por dentro do Sisu do segundo semestre!

O processo seletivo do Sisu acontece duas vezes por ano — em janeiro e em junho. Se você fez o Enem e deseja estudar em uma universidade pública, deve participar de uma dessas edições do Sisu.

Veja como é o Sisu do segundo semestre e o que fazer para concorrer a uma vaga por esse sistema.

Como funciona o Sisu do segundo semestre

O funcionamento da segunda edição do Sisu é igual ao do primeiro semestre. Veja quais são as fases e suas respectivas regras:

Período de inscrições

A primeira etapa do Sisu do segundo semestre geralmente acontece no mês de junho. Durante cerca de 4 dias, o sistema é liberado para o candidato se inscrever em duas opções de graduação.

É possível concorrer a uma vaga em qualquer uma das universidades participantes do Sisu — não somente nas instituições do mesmo estado onde o candidato vive. Por exemplo, quem mora no Acre e deseja estudar em outro estado pode selecionar um curso de uma universidade pernambucana, paulista, carioca, etc.

Para participar, é necessário ter realizado o Enem do ano anterior e ter obtido nota maior que zero na redação. Participantes “treineiros” do Enem não podem concorrer a uma vaga via Sisu.

Resultado da chamada regular

O resultado normalmente é liberado na segunda-feira após o último dia de inscrição. Para saber se foi selecionado, o participante consulta o boletim do Sisu no site oficial do sistema (sisu.mec.gov.br).

Participação na lista de espera

Candidatos não selecionados em nenhuma das opções podem participar da lista de espera. Para isso, é necessário acessar o sistema dentro do prazo e manifestar o interesse em ser incluído na lista.

A listagem com todos os candidatos que clicaram em “participar da lista de espera” é enviada para as universidades públicas. As instituições realizam diversas chamadas para preencherem as vagas não ocupadas no período de matrícula da chamada regular.

Matrícula da chamada regular

Os candidatos selecionados de primeira no Sisu realizam a sua matrícula diretamente na universidade onde foram aprovados. Eles devem comparecer no local, dia e hora estipulados pela instituição para realizarem os procedimentos de matrícula.

Convocação dos candidatos em lista de espera

Após o período de matrícula da chamada regular, as universidades participantes do Sisu iniciam a convocação de candidatos da lista de espera. Nessa fase, o participante deve ficar de olho no site da faculdade para saber se foi contemplado em alguma das chamadas da lista de espera.

Outras formas de ingresso ao ensino superior

O Sisu não é a única forma de ingresso! É possível iniciar a tão sonhada graduação em uma faculdade privada usando a nota do Enem, conseguindo uma bolsa do ProUni, financiando o curso via FIES ou via crédito universitário privado.

Para te ajudar, separamos algumas boas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições abaixo aceitam a nota do Enem, concedem bolsas de estudos, participam do FIES e do ProUni e permitem financiar a graduação sem burocracia:

Veja também:

Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES

Agora que você está bem informado sobre o Sisu do segundo semestre, compartilhe um comentário conosco dizendo o nome da graduação que você deseja fazer!

Comente