Sisu

O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é avaliar a qualidade do ensino médio no País. No entanto, a nota do exame também tem sido usada para uma série de programas de entrada e permanência na educação superior, como o Fies, o Prouni e o Sisu. Veja a seguir o que é, como funciona e qual o papel do Enem no Sisu.

O que é o Sisu?

Sisu quer dizer Sistema de Seleção Unificada. É um sistema do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que usa exclusivamente a nota do Enem para selecionar novos alunos em universidades públicas. Ou seja, é uma oportunidade de usar a nota do Enem para entrar em uma instituição de ensino superior gratuita e sem a necessidade de prestar o vestibular. O processo seletivo do Sisu acontece duas vezes por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Posso escolher qualquer universidade para entrar pelo Sisu?

Antes de se inscrever no Sisu, é importante verificar quais são as universidades participantes. As instituições públicas de ensino superior que abrem vagas para a seleção do Sisu podem mudar de um semestre para o outro. Para saber quais são as universidades que participam do Sisu, você deve entrar no site do programa na época das inscrições: sisu.mec.gov.br.

Como faço para participar do Sisu?

O primeiro passo para participar do Sisu é fazer a prova do Enem, já que o sistema usa exclusivamente a nota do Enem como critério para a seleção. A inscrição do Sisu é feita pela internet,  no site do sistema: sisu.mec.gov.br/.  Na época das inscrições é informada qual edição do Enem é exigida para a seleção daquele semestre.

Para fazer a inscrição no Sisu você precisa ter em mãos seu número de inscrição e a senha que foi cadastrada quando você fez o Enem. Em seguida, deve consultar as vagas ofertadas e escolher, por ordem de preferência, duas opções de curso. Deve também escolher o turno e modalidade de concorrência  nas instituições participantes. São duas modalidades de concorrência: uma para as vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas) e outra para as vagas de ampla concorrência, sem cotas.

O sistema é totalmente informatizado e não é necessário realizar nenhum tipo de prova ou exame, pois a seleção é feita totalmente com a nota do Enem. Ou seja, quanto melhor sua nota do Enem, maiores são as suas chances de entrar em uma faculdade pública pelo Sisu, sem precisar fazer o vestibular.

A inscrição no Sisu é gratuita, você não precisa pagar nenhum tipo de taxa. E caso não tenha acesso à Internet, você pode ir até uma das instituições participantes para fazer sua inscrição. É que as universidades participantes oferecem acesso gratuito à internet para os candidatos se inscreverem no Sisu.

Não lembro minha nota do Enem. Posso fazer a inscrição no Sisu?

Você não precisa saber a sua nota do Enem para participar do Sisu. No momento da inscrição, quando você digitar seu número de inscrição e senha do Enem, o sistema busca automaticamente sua nota do Enem. E caso não se lembre da senha do Enem, você pode recuperá-la em: www.enem.inep.gov.br.

Que documentos o Sisu pede para a inscrição?

Para se candidatar a uma vaga pelo Sisu, você só precisa do número de inscrição e senha do Enem. Se for aprovado, aí sim você vai precisar levar alguns documentos para a matrícula na universidade. A lista de documentos varia de instituição para instituição, você deve consultar a universidade para a qual foi aprovado para saber que documentos deve levar.

Como o Sisu seleciona os aprovados?

Para cada curso, o Sisu classifica os candidatos de acordo com a nota do Enem e com os critérios da instituição de ensino superior que abriu as vagas daquele curso.

É que cada universidade pode adotar critérios e pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. Os candidatos com melhor pontuação são selecionados até preencher as vagas ofertadas.

Posso mudar de curso enquanto o resultado não sai?

Durante o período de inscrição, é permitido que o candidato mude de ideia, selecionando diferentes cursos, quantas vezes quiser. Basta entrar no site do Sistema e modificar as opções. O que vale é sempre a última inscrição concluída. É importante ressaltar que uma vez que você seja selecionado para alguma das opções, será retirado automaticamente da lista no sistema, mesmo que não faça a matrícula.

Onde posso consultar o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu é divulgado no site do sistema e publicado também pelas instituições de ensino superior participantes. A Central de Atendimento do MEC também fica disponível para consultas pelo telefone 0800-616161