Terminam hoje, dia 12 de agosto de 2013, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SisuTec). Os resultados da primeira chamada serão divulgados quarta-feira (14 de Agosto), o prazo para efetuar a matrícula começará no dia 15 com término no dia 16. O SisuTec disponibilizará 239.792 mil vagas em cursos técnicos.

A seleção dos candidatos será feita a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do respectivo ano de 2012. Do total das vagas 85% estão reservadas para os candidatos que cursaram o ensino médio nas redes públicas ou em alguma instituição de ensino privado com bolsa integral. Os cursos técnicos oferecidos terão uma carga horária de 800 a 1.200 horas-aula.

Os cursos que maior oferecem vagas estão ligados nas áreas da tecnologia da informação, saúde e área industrial. Os cursos que lideram a lista com mais vagas são: Técnico em Informática – 23 mil; Técnico em Enfermagem – 14 mil; Técnico em Logística – 13 mil; Técnico em Segurança do Trabalho – 13 mil; Técnico em Rede de Computadores – 11 mil.

Os estados que mais ofertam vagas são: São Paulo – 76 mil; Pernambuco – 40 mil; Minas Gerais – 27 mil; Paraná – 17 mil; Distrito Federal – 8 mil.

Para se inscrever os candidatos deverão entrar no site www.sisutec.mec.gov.br