Sisutec Enem

Sisutec — Escrito por

Nos dias atuais, a maioria dos jovens que pretende ingressar no ensino superior já faz a prova do ENEM ou pelo menos ouviu falar a respeito dela. O Exame Nacional do Ensino Médio, além de avaliar o desempenho do estudante no final da educação básica, também contribui para a melhoria da qualidade do ensino. Hoje, ele serve, principalmente, como um mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior e em programas do Governo Federal, em parceria com outros sistemas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo.

O que é cobrado nas provas do ENEM

O conteúdo das provas é definido a partir de quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, abrangendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias, na qual se insere os conteúdos de Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias, abarcando os conteúdos de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Através de questões de múltipla escolha, além de uma redação, são avaliadas a capacidade e a habilidade do estudante em dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar problemas, construir argumentações, assim como de elaborar propostas.

Porém, poucos sabem que após a realização deste exame é possível se candidatar ao SISUTEC para concorrer a vagas, em cursos técnicos e profissionalizantes, oferecidos por instituições públicas e privadas de ensino superior.

O que é o SISUTEC

O SISUTEC, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é um método de seleção feito a partir da nota obtida pelo estudante na prova do ENEM realizada no ano anterior. Isso possibilita que ele ingresse em cursos técnicos e profissionalizantes de instituições públicas ou privadas de ensino superior. O sistema é destinado exclusivamente aos estudantes que já completaram o ensino médio.

Como se inscrever no SISUTEC

Pode se inscrever no SISUTEC quem participou do ENEM realizado no ano anterior e teve nota superior a zero na redação. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, através do site do SISUTEC. A partir disso, o sistema selecionará automaticamente, através das notas do ENEM, os candidatos que tiveram os melhores desempenhos e foram mais bem classificados em cada curso.

Ao realizar a inscrição, que é gratuita, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso e selecionar a qual grupo de vagas será direcionado de acordo com seu perfil. São eles:

  • Os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições privadas, com bolsa integral;
  • As vagas de cota reservadas aos negros, indígenas e pardos;
  • As oportunidades de ampla concorrência.

Além disso, em 2014 participam do programa 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, bem como escolas técnicas das redes estaduais, universidades, além de instituições como o Senai, o Sesi, o Sesc e o Senac.

Quais são os cursos oferecidos

O Programa oferece 291.338 vagas, divididas entre 122 cursos que são ofertados por 937 unidades de ensino em 2014. Os principais cursos técnicos oferecidos nesse ano são os de: Celulose e Papel, Petroquímica, Redes de Computadores, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Química, Radiologia, Programação de Jogos Digitais, Móveis, Manutenção Automotiva, Informática para Internet, Informática, Construção Naval, Comunicação Visual, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia e Técnico em Soldagem.

Entenda a relação entre o ENEM e o SISUTEC

O acesso ao SISUTEC através do ENEM proporciona ao estudante entrar no ensino superior técnico de qualidade. Porém, é preciso entender qual é a relação entre eles. No ENEM o aluno deve realizar um exame composto de várias provas, tendo seus conhecimentos e habilidades avaliados. Em contrapartida, o SISUTEC é um sistema de seleção, um mecanismo que permitirá ao aluno ingressar nas instituições de ensino superior técnico participantes, sem que precise realizar algum outro tipo de avaliação além do ENEM.

Cabe ressaltar que o ENEM não depende do SISUTEC, pois o estudante pode fazer apenas o primeiro. Porém, o SISUTEC é necessariamente dependente do ENEM, pois sem este não é possível se inscrever e concorrer ao programa.

Lembre-se que ambos são iniciativas do Governo. Sendo assim, eles visam melhorar a qualidade do ensino básico e superior e através da promoção do acesso às instituições de ensino superior técnico, trazem melhorias também para o país.

Ainda tem dúvidas sobre a relação do SISUTEC com o ENEM? Conte para a gente nos comentários. Suas dúvidas poderão se tornar pautas para nossos próximos artigos. Para mais dicas sobre o SISUTEC continue acompanhando nossos posts.

Tags: , ,

Comente