Site do Enem

Enem — Escrito por

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem se atentar à busca de informações sobre o Exame e suas particularidades. Além de reforçar os estudos, esses candidatos sabem que quanto mais informados estiverem, maiores as chances de se saírem bem nas provas.

Para saber as novidades, dicas e informações oficiais sobre o processo do Exame, a melhor referência é o site do Enem. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas de como usar o portal e explorar todas as suas funcionalidades.

Informações gerais sobre o Enem

No site do Enem é possível encontrar diversos recursos sobre o exame. No menu, as opções levam os candidatos a escolherem, de forma organizada, as informações que mais precisam de forma rápida e fácil. No primeiro item, “Sobre o Enem”, o candidato encontra informações sobre o Exame, que explicam o que é, quando surgiu e para que serve.

Comitê de Governança: entenda como funciona e para que serve

No segundo item, “Comitê de Governança”, o leitor descobre o que é o comitê, quais órgãos o compõe, qual a sua importância para o Exame e um pouco da sua história sobre o que levou a formá-lo.

Editais, portarias e notas técnicas sobre o Enem

Na terceira opção do menu, “Legislação e Documentos”, os candidatos encontram os editais oficiais, as portarias e as notas técnicas do Exame, incluindo um histórico das edições anteriores.

Sobre o conteúdo cobrado nas provas

No quarto item, “Conteúdo das Provas”, é possível saber um pouco mais sobre as quatro áreas do conhecimento trabalhadas no exame: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias. Nessa área também é possível acessar as Matrizes de Referência de cada uma dessas provas.

Para quem tem como objetivo na prova a certificação no Ensino Médio

Na aba “Certificação”, o candidato pode se informar sobre o Guia de Certificação do Enem, as orientações básicas para obter o documento que valida a conclusão do Ensino Médio, além de encontrar os contatos dos Institutos Federais que emitem este certificado, bem como orientações básicas e um guia de certificação.

Sabe as dúvidas que todo mundo tem sobre o Enem? Você encontra as respostas no site

Em “Perguntas Frequentes” os estudantes podem se informar sobre os temas que mais geram dúvidas, como informações sobre a inscrição, como acompanhar o cadastro e confirmação dele, documentos necessários, valores, pagamentos, datas das provas, objetos permitidos, documentos que devem ser levados, locais e duração das provas, correção, gabaritos, resultados, dentre outras questões.

Tenha acesso a edições e gabaritos das edições anteriores

No tópico “Edições Anteriores”, os candidatos têm acesso às provas e gabaritos dos exames prévios, o boletim de desempenho individual, os resultados do Enem por escola e os Relatórios Pedagógicos.

Informações para pessoas privativas de liberdade

Em seguida, no item “Enem PPL (Pessoas Privativas de Liberdade)”, os candidatos com esta restrição encontram informações como legislação, gabaritos, resultados, e um guia com orientações para execução das provas.

Novidades sobre o Exame

No campo “Notícias”, no site do Enem, é possível encontrar as novidades sobre o exame. Há um histórico com todas as notas emitidas organizadas por data – das mais recentes para as mais antigas.

Saiba como entrar em contato para esclarecer dúvidas

No site do Enem há disponível o item “Fale conosco”, onde o candidato pode entrar em contato com a organização do exame para esclarecimento de dúvidas.

Área restrita: consulta de dados de inscrição e resultados

Os candidatos que já se inscreveram em outras edições e realizaram as provas podem consultar as informações relativas à sua inscrição, dados e resultados (suas notas nas provas) em uma área restrita no site oficial do Governo. Cada candidato deve preencher os campos em branco com suas informações pessoais para acessar a sua respectiva página.

Agora que você já sabe como usar o site do Enem, aproveite o tempo que falta até a prova para explorar todos os recursos e informações disponibilizadas pela organização. Boas provas!

Tags: , , , ,

Comente