Quem deseja conhecer melhor o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado pelo Governo Federal em 2004, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), conta com uma ferramenta online bastante objetiva e esclarecedora: o site do Prouni. Além disso, a página do programa é o único meio de o aluno efetuar sua inscrição no processo seletivo, de maneira que todas as orientações necessárias ao candidato também podem ser encontradas no mesmo local.

O sistema de seleção utilizado pelo Prouni é totalmente informatizado e impessoal, conferindo mais transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo as vagas preenchidas pelos alunos com melhor desempenho.

Sobre o programa

O Prouni tem como objetivo conceder bolsas integrais e parciais em cursos de graduação, e sequenciais de formação específica em universidades particulares, a estudantes de baixa renda. Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou em escola privada, desde que como bolsista integral, além de precisar comprovar renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

O funcionamento do programa, bem como quem pode se inscrever, estão entre as explicações disponíveis no site, logo nos primeiros tópicos da página inicial. Também é possível encontrar informações sobre como proceder quanto às inscrições, o que são as notas de corte, como funciona a lista de espera e como participar dela, além de dicas importantes para o candidato.

Tire suas dúvidas

O site do Prouni possui uma relação de temas à esquerda da página com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas de quem pensa em participar da seleção ou já se inscreveu no processo seletivo. Sob o formato de perguntas e respostas, são dadas explicações aos questionamentos mais frequentes.

Ao clicar em cada um dos tópicos, a página é adiantada para as perguntas referentes ao assunto em questão. O internauta, portanto, pode tirar suas dúvidas sobre bolsas, comprovação de renda, resultado e pré-seleção, relação do Prouni com outros programas, como Enem, Sisu e FIES, entre outras.

Se, no entanto, a dúvida do candidato não fizer parte da relação de perguntas e respostas, ele ainda pode enviar sua questão por e-mail, no link registrado no site, ou mesmo ligar para a central de informações, que tem seu número disponibilizado na página – 0800-616161.

Navegação intuitiva

Além de poder tirar dúvidas a respeito do processo seletivo, o participante consegue acessar facilmente outras informações através do site do Prouni. Com o número de inscrição do Enem e senha, por exemplo, é possível verificar seus resultados a qualquer instante, acompanhando seu desempenho ao longo da seleção.

O cronograma com todos os prazos de cada etapa do processo também fica disponível na página, para ninguém se perder. Além disso, os destaques sobre datas e qual parte da seleção está acontecendo no momento da consulta ficam no topo do site, enquanto outras notícias sobre resultados e prazos ganham links no final da página.

Por fim, quem navega pelo site do Prouni também encontra arquivos sobre questões legislativas, como edital e regulamentação do processo seletivo.

O sistema informatizado auxilia o acesso à informação de maneira mais rápida e clara. Os candidatos podem tirar suas dúvidas e fazer consultas a qualquer momento, além de efetuar a própria inscrição no site do Prouni. Todas as informações pessoais, como desempenho no processo seletivo, por sua vez, são acessadas mediante número de inscrição e senha do Enem – dados indispensáveis. Quem esquecê-los ainda poderá clicar no link que encaminhará a navegação para o site do Enem, onde eles poderão ser recuperados.

Viu como são diversas as facilidades apresentadas no site do Prouni? Já conhece a página? Ficou com a alguma dúvida? Conte conosco para esclarecê-las!