Quer pedir isenção da taxa do Enem, mas não sabe em que site realizar esse processo? Descubra agora!

Muitos estudantes querem realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para testarem o seu desempenho ou até mesmo para ingressarem em uma faculdade, mas muitos acabam desistindo, uma vez que os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição para realizar a prova. 

Na última edição do Enem, a taxa de inscrição foi no valor de R$ 85. Contudo, quem não pode arcar com esse valor pode solicitar a sua isenção. Quer saber onde solicitar esse benefício? Continue a leitura! 

Qual site acessar para tentar a isenção do Enem?

Se você quer solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, é preciso realizar esse processo diretamente no site oficial do exame, que é enem.inep.gov.br

Nesse site, no início do mês de abril, o processo de solicitação de isenção estará disponível para aqueles candidatos que não podem arcar com o valor da taxa do Enem. Para solicitar a isenção, o candidato deve: 

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano do exame, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo da Educação Básica.
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda (renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos).

Se você não se encaixar em nenhum dos três requisitos, terá que pagar a taxa de inscrição para poder realizar a prova do Enem.

Quando sai o resultado do pedido de isenção do Enem? 

O resultado do pedido de isenção do Enem será divulgado uma semana após o encerramento das solicitações, ainda no mês de abril.

Para saber o resultado, o candidato deverá acessar o mesmo site em que foi feita a inscrição e inserir o CPF e senha cadastrados. 

Se o pedido for indeferido, o candidato pode entrar com um recurso, diretamente no site. Caso esse recurso também seja negado, o estudante terá que pagar a taxa de inscrição.

Quando será a prova do Enem? 

A próxima edição do Enem será aplicada em dois formatos: digital e presencial.

Os dois formatos serão aplicados em dois domingos, porém em datas diferenciadas:

  • Enem digital: 11 e 18 de outubro.
  • Enem presencial: 1 e 8 de novembro.

A divulgação dos resultados do Enem digital e presencial está programada para janeiro de 2021, ainda sem data específica. 

Onde estudar com a nota do Enem? 

Com a nota do Enem, é possível participar de processos seletivos, como o Sisu, e tentar ingressar em uma universidade pública.

Além do Sisu, o candidato que alcançar nota igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem e não zerar a redação pode concorrer a vagas do ProUni e Fies. 

Outra forma ainda mais prática de usar a nota do Enem é entrando em uma faculdade particular através do ingresso direto. 

Para participar do processo seletivo por meio do ingresso direto, o estudante precisa ter obtido uma nota mínima no Enem (essa nota varia de acordo com a instituição de ensino, mas é menor que a nota exigida em outros processos seletivos.) Além disso, não é preciso comprovar renda. 

Você ainda concorre a bolsas de estudo e descontos, além de poder financiar a sua graduação diretamente com a instituição de ensino, sem nenhuma burocracia. 

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que dispõem do ingresso direto pelo Enem e ainda participam do ProUni e Fies:

Veja mais:

Descubra quais são os cursos menos concorridos no Sisu 

Descubra quais são os cursos menos concorridos no vestibular

Já escolheu o seu curso? Conte para a gente aqui nos comentários!