Conheça 8 sites que te ajudam a estudar para o Enem

Enem — Escrito por

Na hora de estudar para o Enem, a internet pode ser uma grande aliada. Não é difícil encontrar sites e mais sites sobre o Exame, com dicas que vão desde um assunto qualquer da prova de Matemática até a cor da caneta que você deve levar no dia da prova!

No meio do turbilhão de informações da internet, além da correria até o dia da prova, é fundamental saber onde buscar as fontes corretas. Pensando nisso, separamos alguns sites que vão lhe ajudar a se preparar para a maratona que está por vir!

Tem site para quem precisa turbinar os conhecimentos em matérias específicas, quer reforçar os estudos com aulas em vídeo, saber mais sobre aspectos operacionais do Enem, descobrir como usar a nota do Exame e até para ajudar a decidir qual carreira seguir depois de receber a pontuação da prova!

Dê uma olhada nestes oito sites imperdíveis sobre o Enem que selecionamos para você!

 

1. Hora do Enem

Hora do Enem é um projeto do Ministério da Educação desenvolvido especialmente para ajudar a reforçar os estudos de quem vai prestar o Exame.

O site traz programas de TV, ensina a desenvolver um plano de estudos (o que é muito importante!), faz sessões de simulados ao vivo e oferece uma plataforma de vídeos chamada Mecflix!

É um recurso essencial para quem vai fazer o Enem. Afinal, os conteúdos mostrados ali vêm “direto da fonte”, ou seja: da instituição que organiza o Exame!

A Hora do Enem traz ainda notícias, debate questões das provas anteriores e apresenta dicas legais para fazer bonito na hora da prova.

 

 

2. FGV Ensino Médio

A Fundação Getúlio Vargas tem uma plataforma para ajudar os alunos a se darem bem no ensino médio e no Enem. Ao se cadastrar gratuitamente, o estudante tem acesso a jogos, textos, atividades, vídeos e um grande banco de questões.

A FGV é uma das instituições mais tradicionais do Brasil e o conteúdo oferecido é elaborado por especialistas na área. Vale a pena o clique!

 

3. Mundo Vestibular

O Mundo Vestibular é um dos sites mais tradicionais e completos para quem pretende fazer um curso superior.

Lá você encontra uma quantidade imensa de conteúdos sobre faculdades, o que se estuda em cada uma delas, dicas para se dar bem no Enem, rankings com as melhores universidades, valor das mensalidades, dicas de estudo e todas as informações que você precisa saber sobre os programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal (Sisu, ProUni, FIES)!

 

4. YouTube

A plataforma de vídeos mais famosa do mundo é também uma das grandes aliadas de quem vai fazer o Enem.

O YouTube tem milhões de vídeos com dicas de como se dar bem no Exame, aulas, correção das provas, discussão das matérias e orientações sobre como fazer uma redação nota 1.000.

Basta uma busca simples na plataforma para receber milhões de opções. A dica aqui é saber filtrar os conteúdos em meio a tanto material. As fontes mais confiáveis são os cursinhos, professores e especialistas. Cadastre-se na plataforma, encontre os canais de seu interesse e inscreva-se para ficar por dentro das novidades.

Listamos alguns canais interessantes do YouTube que você pode acompanhar já:

 

5. Mateus Prado

Com mais de um milhão de seguidores no Facebook e quase 400 mil no Twitter, o educador Mateus Prado é um dos especialistas mais conhecidos do Brasil quando se fala de Enem.

Em seus canais, ele traz não apenas dicas de conteúdos que podem cair na prova deste ano, mas também notícias e informações em primeira mão sobre mudanças no concurso. Fique atento!

 

6. Biologia Total com o Professor Jubilut

O Professor Jubilut já é uma figurinha bastante conhecida na internet. Com mais de três milhões de seguidores no Facebook, tornou-se uma boa referência para quem quer ficar por dentro de alguns assuntos da prova de Ciências da Natureza. O site traz vídeos, aulas, simulados e um extenso conteúdo sobre Biologia, Biotecnologia, Embriologia, Bioquímica, Microbiologia e Zootecnia.

O canal do YouTube do Professor Jubilut é repleto de vídeos e o acesso é gratuito. No site, alguns conteúdos são pagos.

 

7. Kuadro

Kuadro é uma plataforma de vídeo-aulas voltada para o ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. Para você ter uma ideia da dimensão do site, cada uma dessas disciplinas tem, no mínimo, 400 vídeos à disposição do estudante – tudo gratuito e subdividido em uma extensa lista de tópicos e subtópicos.

 

8. PasseiWeb

O PasseiWeb disponibiliza gratuitamente uma enorme variedade de conteúdos que são abordados no Enem, em todas as áreas de conhecimento: Biologia, Inglês, Física, Geografia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, Sociologia e muitos outros.

O site também ajuda o candidato a se preparar para o aspecto prático da prova. Ao navegar pelo conteúdo, é possível aprender como se faz uma boa redação para o Enem, como adquirir ritmo de estudos, praticar seus conhecimentos em simulados, acessar bancos de questões, etc.

Por fim, dá uma bela ajuda a quem ainda está em dúvida sobre que tipo de carreira seguir, com uma lista enorme de todas as profissões separadas por ordem alfabética.

 

Veja também:

Descubra como calcular a nota do Enem

 

Conhece mais algum site legal que ajuda a estudar para o Enem? Conte para a gente nos comentários!

Comente