A taxa de inscrição do Enem, historicamente, tem ficado um pouco abaixo de 10% do salário mínimo.

Para a realidade de muitos brasileiros, faz uma diferença enorme no orçamento.

Foi pensando nisso que o Ministério da Educação (MEC) criou um processo de isenção da taxa. Dessa forma, as pessoas com menos têm condições de arcar com esse valor podem ser dispensadas do pagamento da inscrição e fazer o exame com tranquilidade.

Descubra a seguir se você tem direito à isenção da taxa do Enem 2020 e como fazer para ganhar esse benefício!

Quanto custa a taxa de inscrição do Enem 2020

Em 2019, a inscrição do Enem custou R$ 85.

Em 2020, só vamos saber o valor exato quando sair o edital do Enem, provavelmente em março.

De qualquer maneira, você já pode pesquisar tudo sobre a isenção da taxa.

Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?

São três os perfis que podem ganhar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020.

Veja se você se enquadra em algum deles.

  1. Pertencer a uma família de baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido. A renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos no total, ou de meio salário mínimo por pessoa.
  2. Estar matriculado na última série do ensino médio numa escola da rede pública.
  3. Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral, com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem mais de uma vez?

Sim. Desde que você cumpra os requisitos, não tem problema em fazer o Enem mais de uma vez com isenção da taxa.

Só tem um porém: se você foi isento da inscrição do Enem mais não fez a prova vai ter quer justificar a ausência, caso queira a isenção da taxa novamente.

É preciso ficar de olho nos prazos (eles são divulgados no edital) e fazer a justificativa formal, comprovando o motivo da ausência com documentos oficiais. Lembrando que o MEC só aceita justificativas como doença, prisão, viagem a trabalho e coisas do tipo.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020

Assim que sair o edital do Enem 2020, o que deve acontecer em março, fique de olho no calendário e prepare-se para solicitar a isenção da taxa.

O período para fazer isso geralmente ocorre um mês antes de abrirem as inscrições. Ou seja, entre o fim de março e o comecinho de abril, provavelmente.

Para solicitar sua isenção da taxa do Enem 2020, acesse o site oficial do exame, informe seu CPF e crie uma senha. A partir daí, é só ir seguindo as instruções que vão aparecer na tela.

Dependendo do seu perfil (estudante de escola pública, bolsista ou pertencente a família de baixa renda), você vai ter que ir preenchendo um questionário com algumas informações.

Nossa dica: preste bastante atenção ao completar o formulário de solicitação de isenção. Confira todos os dados, certifique-se de que estão corretos e podem ser comprovados. O motivo: qualquer erro aqui pode fazer o MEC reprovar seu pedido.

Lembre-se de que a organização do Enem pode solicitar documentos que comprovem sua condição. Portanto, fique de olho!

Depois de preencher e confirmar todos os dados, envie a solicitação pelo próprio sistema do Enem.

A resposta deve vir alguns dias depois.

Caso a sua solicitação seja negada, você vai poder recorrer.

Segunda etapa: inscrição para poder fazer as provas do Enem 2020

O fato de solicitar a isenção da taxa não garante que você está inscrito no Enem. Aliás, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Portanto, independentemente se você conseguiu ou não a isenção da taxa, vai ter que entrar novamente no site do Enem para poder se inscrever no exame.

O período para se inscrever no Enem deve abrir entre o final de abril e o início de maio (as datas vão ser publicadas no edital).

Vamos reforçar aqui: quem ganhou a isenção precisa se inscrever no Enem para poder fazer as provas. O processo é todo feito pela internet, no site oficial do exame.

Quem não ganhou a isenção precisa, além de se inscrever, pagar a taxa no período determinado.

Onde estudar com a nota do Enem 2020

Fazer o Enem 2020 vai abrir muitas portas para você.

Com a nota do exame você pode entrar direto na faculdade, sem fazer vestibular, conseguir bolsas de estudos e até financiar as mensalidades a juros baixos.

O único cuidado que precisa ter é escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada pelo MEC, onde você vai poder estudar com a tranquilidade de saber que o diploma será reconhecido e valorizado no mercado.

Selecionamos algumas para você conhecer desde já:

Veja também:

Descubra se existe uma lista de aprovados do Enem 2020

Vai solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020? Conte para a gente aqui nos comentários!