Conseguir vaga numa faculdade com o Enem não é uma tarefa tão complicada quanto você imagina.

Às vezes, mesmo uma nota mais baixa dá para garantir acesso a cursos presenciais e a distância em boas faculdades por todo o país!

Mas para saber exatamente onde procurar, é importante saber em quais cursos a sua pontuação permite entrar.

A seguir, veja a tabela de pontos do Enem para cada curso 2019!

Tabela de pontos do Enem para cada curso

Bom, antes de a gente apresentar a tabela de pontos do Enem para cada curso, vale ressaltar as diferenças entre os processos seletivos.

Todos os anos, quem faz o Enem pode participar de pelo menos quatro programas de acesso ao ensino superior.

Cada um tem uma nota média para entrar. Repare na lista abaixo que alguns são mais desafiadores que outros.

Vamos lá!

Tabela de pontos do Enem para cada curso do Sisu

O Sisu permite entrada em universidades públicas por todo o país. Quem fizer o Enem 2019 poderá participar das duas edições previstas para 2020, uma no primeiro e outra no segundo semestre!

É aqui que encontramos as notas médias mais altas para conquistar uma vaga.

Veja a tabela de pontos:

Nota de 750 pontos ou mais – Direito (em determinadas faculdades), Engenharia Aeroespacial e Medicina.

Nota entre 700 e 750 pontos – Odontologia, Engenharia Civil, Direito (na maioria das faculdades), Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Cinema, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Odontologia, Publicidade e Propaganda.

Nota entre 650 e 700 pontos – Ciências Biológicas, Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Filosofia, Letras, Estatística, Farmácia, Nutrição, Gastronomia

Nota entre 600 e 650 pontos – Biblioteconomia, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Engenharia de Software, Física, Gastronomia, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Oceanografia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, Turismo, Zootecnia.

Nota abaixo de 600 pontos – Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Socioambientais, Ciências Atuariais, Dança, Design, Economia Ecológica, Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Serviços, Gestão de Saúde, Música, Secretariado Executivo, Terapia Ocupacional.

Tabela de pontos do Enem para cada curso do ProUni

O ProUni é aquele programa que distribui bolsas de estudos em faculdades privadas, para que estudantes de baixa renda possam fazer um curso superior sem preocupações.

Aqui a concorrência é quase tão alta quanto no Sisu, mas há uma diferença básica: os requisitos de participação.

Para entrar nas duas disputas que ocorrerão em 2020, o candidato precisa ter um determinado perfil de renda e formação escolar estabelecido pelo MEC. Fora isso, tem de ter feito o Enem 2019 e obtido média de pelo menos 450 pontos nas provas, sem ter zerado a redação.

Veja a tabela de pontos para conseguir uma bolsa do ProUni:

Nota entre 650 e 700 pontos – Cinema, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil e Medicina.

Nota entre 600 e 650 pontos – Administração, Biomedicina, Biotecnologia, Rádio e TV, Desenho Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estatística, Farmácia, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual.

Nota entre 450 e 600 pontos – Administração Pública, Agronegócio, Artes, Banco de Dados, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Design de Interiores, Estética, Eventos, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Jogos Digitais, Logística, Marketing, Radiologia, Segurança no Trabalho, Turismo.

Tabela de pontos do Enem para cada curso do FIES

O FIES é um programa de crédito estudantil que ajuda estudantes de todo o Brasil a fazerem cursos superiores em instituições privadas. As condições de financiamento e de pagamento são facilitadas, com juros baixos e prazo longo.

As inscrições abrem duas vezes ao ano. Para participar é preciso encarar uma seleção. Passam aqueles que tiverem as melhores notas em qualquer edição do Enem a partir de 2010. O mínimo exigido para entrar na disputa é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. O programa também tem exigência de renda familiar, que varia de acordo com o tipo de contrato.

Estas são algumas das notas que você deve obter no Enem para conseguir o benefício:

650 pontos ou mais – Arquitetura e Urbanismo, Aviação Civil, Biomedicina, Ciências Econômicas, Cinema, Design de Games, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Relações Internacionais.

Nota entre 550 e 650 pontos – Administração, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Estética e Cosmética, Design de Interiores, Enfermagem, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Marketing, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação.

Nota entre 450 e 550 pontos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Audiovisual, Automação Industrial, Comércio Exterior, Design Gráfico, Educação Física, Fisioterapia, Fotografia, Gestão Comercial, Logística, Recursos Humanos, Serviço Social, Turismo.

Tabela de pontos do Enem para cada curso do ingresso direto

O ingresso direto permite que o estudante entre em faculdades privadas sem precisar fazer vestibular. Ele só tem de apresentar as notas obtidas em qualquer edição a partir de 2010 e correr para garantir a matrícula. As notas de corte variam de acordo com a instituição, mas pode ter certeza que são bem mais baixas que as descritas no Sisu, ProUni ou FIES.

O sistema tem sido utilizado por um grande número de faculdades particulares pelo país e vale para cursos presenciais e EAD.

Onde estudar com os pontos do Enem 2019

Quem tentar o Sisu vai poder escolher entre 120 instituições públicas e cerca de 300 mil vagas por ano.

Entre os programas que dão acesso à faculdade privada, esse número é bem maior! São milhares de faculdades e vagas em cursos presenciais e a distância.

O segredo para se dar bem é saber escolher. Opte apenas por faculdades que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, para que possa entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Abaixo, a gente escolheu algumas para você conhecer:

Veja também:

Veja como saber qual é o local da prova do Enem 2019

E aí, quais são suas expectativas para o Enem 2019? Conte para a gente!