Saiba qual é a taxa de inscrição do Enem 2020, veja quem pode pedir a isenção e conheça boas faculdades onde estudar com a sua nota!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o ensino médio no Brasil. De lá pra cá, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação universitária no país, sendo aceito como critério de seleção nos principais processos seletivos.

Em 2020, o Enem passará a adotar o sistema de provas digitais. Batizado como Enem digital, 50 mil alunos poderão escolher realizar a prova nessa modalidade, em 15 capitais brasileiras. A ideia é que o Enem se torne um exame digital no futuro.

Acompanhe nosso artigo para saber qual é a taxa de inscrição do Enem 2020, como solicitar a isenção e ainda descobrir boas faculdades onde você pode estudar com a nota do exame.

Quanto custa a taxa de inscrição do Enem 2020?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 ainda não foi divulgado. Embora a quantia possa variar a cada ano, é provável que o MEC mantenha a taxa de R$ 85 praticada em 2019.

Há diferença entre a inscrição do Enem digital e o Enem tradicional em 2020?

Como adiantamos, em 2020 o Enem irá adotar um sistema de aplicação digital de provas, batizado como Enem digital.

A estrutura do exame permanecerá a mesma, com a diferença de que os alunos poderão realizar as provas de forma online, nos laboratórios de informática das instituições conveniadas.

A inscrição para o Enem digital em 2020 estará disponível apenas para 50 mil alunos, de 15 capitais brasileiras. Para participar, basta que o candidato selecione a opção de realizar o Enem digital durante o ato de inscrição do Enem.

O valor da taxa de inscrição permanece o mesmo para as duas modalidades e é possível solicitar a isenção. As provas do Enem digital 2020 acontecerão em outubro.

Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2020?

Pessoas de baixa renda e alunos de escola pública estão entre os grupos que podem solicitar a isenção do Enem 2020. 

Veja quem tem direito ao benefício:

  • Alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
  • Pessoas que tenham participado do Encceja e conseguido a certificação do ensino médio.

Para pedir a isenção da taxa, é importante ficar atento ao calendário: as solicitações são abertas antes do período de inscrição e acontecem durante o mês de abril. Depois disso, não será possível conseguir a isenção.

Como fazer a inscrição para o Enem 2020?

Para realizar sua inscrição no Enem 2020, é necessário acessar o portal do exame na data indicada e ir até a Página do Participante. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do Enem 2020 e clique em “Inscreva-se”.
  • Informe o seu CPF e data de nascimento.
  • Preencha o formulário com suas informações pessoais, de prova, de ensino médio e os dados socioeconômicos solicitados.
  • Caso a opção de Enem digital esteja disponível e você queira fazê-la, selecione a modalidade no formulário.
  • Finalize a inscrição, imprima e pague o boleto até a data indicada.

Cronograma do Enem 2020

Veja agora o cronograma do Enem 2020, com as datas que já foram divulgadas pelo Inep:

  • Publicação do edital: março.
  • Pedido de isenção da taxa e resultado: abril.
  • Abertura e encerramento das inscrições: maio. 
  • Divulgação do local de prova: outubro. 
  • Provas digitais: 11 e 18 de outubro de 2020.
  • Provas tradicionais: 1 e 8 de novembro de 2020.
  • Resultado: janeiro de 2021.

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

Atualmente, diversas faculdades aceitam a nota do Enem para ingresso em seus cursos superiores, isentando o aluno de prestar um novo vestibular.

No entanto, é importante escolher uma instituição autorizada pelo MEC: isso irá garantir a validade do seu diploma em todo o território nacional.

Selecionamos algumas boas faculdades, reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, nas quais você pode estudar com a nota do Enem e ainda garantir ótimos descontos. Conheça:

As faculdades listadas também oferecem benefícios financeiros, como convênios, bolsas de estudo e financiamentos sem burocracia!

Veja também:

Descubra como fazer a inscrição para a isenção do Enem 2020

Confira 20 matérias do Enem que você não pode deixar passar

Vai fazer a inscrição no Enem 2020? Conta para a gente nos comentários em que curso você pretende estudar!