Descubra qual pode ser o tema de redação do Enem 2018

Enem — Escrito por

Veja possíveis temas de Redação que podem estar na prova do Enem 2018!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova muito importante para os brasileiros. É por meio dela que milhares de jovens e adultos testam seus conhecimentos para terem a oportunidade de receber um boletim de notas que permite ingressar em uma faculdade no país.

Para se ter ideia, neste ano de 2018, foram 6,7 milhões de pessoas inscritas na prova. Se você está entre elas, precisa saber que a Redação tem um peso muito importante na sua nota final e, por isso, estar preparado para escrever sobre o tema solicitado é a principal preocupação da maioria dos candidatos.

Neste texto, vamos te ajudar com isso, levantando temas que podem cair na prova deste ano.  

5 possíveis temas para o Enem 2018

Apresentamos abaixo 5 temas pensando em dois critérios super importantes: o conhecimento sobre os temas anteriores cobrados no Enem e os temas mais discutidos na atualidade.

A partir daí, foi possível elaborar uma listagem das prováveis temáticas que poderiam ser apresentadas na prova devido ao estilo do Enem e aos assuntos mais debatidos na mídia, escola e sociedade como um todo. Vamos a elas:

1) Lixo

A grande produção de lixo na contemporaneidade tem sido uma preocupação de diversas nações do globo, inclusive do Brasil. O aumento do consumo de bens que geram o descarte de embalagens de plástico, papel, metal, entre outros, resultam num excedente de resíduos que, diariamente, são despejados em locais inadequados, causando um grave problema ambiental.

Tendo em vista essas questões, este tema poderia aparecer na prova de modo a solicitar que você discuta os problemas envolvidos e as responsabilidades dos cidadãos, das empresas e dos governantes diante da questão.

2) Mobilidade Urbana

O grande número de carros que circulam nas vias urbanas brasileiras, principalmente nas médias e grandes cidades, já traz transtornos visíveis há anos: engarrafamentos, brigas de trânsito, má qualidade de vida e impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes.

Isso se soma a um transporte público de má qualidade e caro, que incentiva ainda mais as pessoas a desejarem se deslocar em seus carros próprios, aumentando o fluxo de veículos na rua.

Diante desse cenário, a redação do Enem pode solicitar que você discuta a questão e apresente possíveis soluções para minimizar os impactos do grande número de veículos nas ruas brasileiras.

3) Proteção ambiental

A degradação de biomas brasileiros, afetando a preservação de sua fauna (animais) e sua flora (plantas) não é algo novo. Apesar disso, continua acontecendo em ritmo acelerado, principalmente na região amazônica, que é uma das mais ricas em biodiversidade em todo o mundo. O avanço da agricultura de monocultura, da pecuária e do desmatamento para venda de madeira ilegal são alguns dos motivos que explicam o problema.

Assim, você pode ser solicitado a discutir essa questão no cenário brasileiro, expondo os desafios de um país tão rico em sua natureza e tão ameaçado pela ação do homem.

4) Bullying

Desde a criação da Lei de Combate à Intimidação Sistemática, em 2014, no Brasil, a discussão sobre o bullying, principalmente no ambiente escolar, tornou-se mais constante em nossa sociedade. As agressões entre crianças e jovens pode ser vista como uma forma de violência física ou até mesmo verbal que traz diversos problemas para as vítimas e suas famílias, como baixa autoestima, depressão e até mesmo casos de suicídio.

Pelo fato de este tema estar aparecendo frequentemente na mídia, ele pode ser uma das opções dos elaboradores do Enem, de modo que você tenha que se posicionar a respeito e sugerir intervenções.

6) Obesidade

A obesidade é um tema de importância mundial, uma vez que o aumento de pessoas acima do peso é uma tendência em diversos países, inclusive desenvolvidos, como os Estados Unidos. No Brasil, não é diferente. A principal preocupação são as doenças associadas à obesidade, que diminuem a expectativa de vida e podem levar à morte. Mais grave ainda é quando se percebe que ela afeta também diversas crianças que, desde muito pequenas, passam a ter sérios de problemas de saúde.

Portanto, essa seria uma pauta interessante para aparecer na prova do Enem uma vez que é um tema que diz respeito a um problema que afeta pessoas de todas as classes, idades e gêneros.

Dicas para fazer uma boa redação no Enem

Vamos agora falar das principais características e dicas para o texto que você vai produzir no Enem (algumas dessas informações vão estar escritas na prova, então esteja atento a elas):  

  • Escreva um texto dissertativo-argumentativo
  • Tenha muito cuidado para não sair do assunto
  • Respeite a norma padrão da língua
  • Escreva no mínimo 7 e no máximo 30 linhas
  • Apresente proposta de intervenção para o tema
  • Faça um rascunho do seu texto

Faculdade depois do Enem

Assim que você tiver em mãos o resultado da sua prova do Enem (o que ocorrerá em janeiro), poderá dar o passo seguinte: fazer uma faculdade! Depois que o Enem passou a existir, muitas faculdades privadas de todo o Brasil optaram por oferecer a possibilidade de o aluno usar a nota do Enem como forma de ingresso.

Nesse novo passo, é importante que, ao buscar a universidade, você tenha certeza de que ela é uma instituição comprometida, séria e reconhecida pelo MEC.

Abaixo, listamos algumas faculdades particulares reconhecidas pelo MEC que participam do ProUni e Fies, além de oferecerem bolsas e financiamentos próprios. Vale a pena conhecê-las e saber um pouco mais sobre os cursos oferecidos.

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso
Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem
Agora que você já tem diversas informações sobre a redação do Enem 2018 e sabe o que pode fazer depois que saírem suas notas, que tal compartilhar com a gente seus planos de curso e universidade? Deixe um comentário abaixo!

Comente