Descubra quais podem ser os temas de redação do Enem 2019

Enem — Escrito por

Qual será o tema da redação do Enem 2019? Como já é hora de começar a se preparar, fizemos uma lista com algumas possibilidades. Confira!

A redação é uma das provas mais temidas do Enem. Isto porque é uma nota que pode ser decisiva na hora do candidato conseguir uma vaga em processos seletivos como Sisu, ProUni e ingresso direto em instituições privadas, como a Universidade Cruzeiro do Sul e a Anhanguera.

Acontece que o tema só é divulgado no momento da prova, o que significa que o candidato precisa entender e desenvolver o assunto em um tempo aproximado de uma hora, pois ainda tem o restante da prova para fazer.

É importante que o candidato treine bastante e leia sobre temas atuais, que ocupam as manchetes das mídias. Quanto mais preparado estiver, maiores são as chances de arrasar na redação, afinal, ela pode valer até 1.000 pontos!

Para ajudar, preparamos uma seleção de assuntos que podem ser temas da redação Enem 2019. Fique ligado!

Tema redação Enem 2019: veja algumas possibilidades

Conhecer os temas possíveis para o Enem 2019 ajuda você a entender melhor o assunto, facilitando sua argumentação no dia da prova, afinal você vai precisar apresentar argumentos, contra-argumentos e possíveis soluções em sua redação. E nada melhor do que estar bem informado, não é mesmo?

Lembrando que os temas são geralmente de cunho político, social, cultural ou científico. Vamos ver as possíveis opções?

Retrocesso em direitos coletivos

Esta temática pode aparecer assim, genericamente, abrindo espaço para que você aborde os impactos da mudança política no país nos últimos tempos, ou pode aparecer por meio de temas mais específicos, como:

  • Reforma da previdência: o objetivo é diminuir a crise, mas o custo disso é a diminuição nos valores da aposentadoria. É um assunto bastante polêmico, com grandes chances de entrar como pauta.
  • Extinção do Ministério do Trabalho: a extinção desse ministério causará forte impacto nas garantias da CLT. Além disso, o atual governo cogitou acabar também com a Justiça do Trabalho.
  • Retirada do Brasil do Acordo de Paris: isso representaria irmos na contramão das propostas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Violência contra a mulher

Apesar de já ter sido tema na redação do Enem 2015, esta temática tem aparecido bastante nas mídias escrita e digital. A violência contra a mulher ainda é um dos grandes problemas do país.

Onda conservadora no Brasil

As últimas eleições impuseram uma nova realidade ao contexto político e social: a direita conservadora no país. Essa é, aliás, uma tendência mundial, e pode surgir no Enem.

Estatuto do desarmamento

O que não vai faltar em nossas sugestões são temas polêmicos. Este tema, em especial, envolve aspectos como a indústria armamentista, que movimenta muito dinheiro, e as ideologias de cada indivíduo. O estatuto do desarmamento trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo.

Escola sem partido

Difundiu-se a ideia de que as escolas têm doutrinado ideologicamente os alunos. Há um projeto de lei tramitando que prevê que assuntos como identidade de gênero, orientação sexual e suas manifestações, por exemplo, não sejam tratados na escola.

Racismo

Apesar de ter sido tema recentemente (2017), esta pauta pode surgir como parte de outros temas que abordem direitos do cidadão e direitos humanos.

Homofobia

Outro tema que talvez não ganhe destaque como tema principal, mas que pode ser parte de temas mais genéricos.

Políticas para a comunidade surda

O tema ganhou destaque quando a primeira-dama discursou em Libras na posse do presidente e assegurou dar atenção especial a esse público.

Terapia com eletrochoque

Recentemente, a notícia de que houve algumas mudanças na Política de Saúde Mental causou espanto aos brasileiros, pois tais mudanças preveem o uso de eletrochoque em tratamentos e a internação de crianças em hospitais psiquiátricos. Este também é um tema com grandes chances de ser pauta na redação do Enem 2019.

Outros possíveis temas:

  • Corrupção
  • Aborto
  • Privacidade na internet
  • Crise migratória
  • Desigualdade social
  • 30 anos da Constituição Cidadã
  • Militarização nas esferas do governo
  • Escravidão no mundo contemporâneo
  • Transferência da demarcação de terras indígenas e quilombolas para a Agricultura
  • Liberação de agrotóxicos pelo governo

Ao longo do ano, certamente essa lista aumentará. Nossa dica é que você fique ligado em tudo que acontece de importante no Brasil e no mundo.

E para a redação, temos uma dica de ouro: nos temas de viés político, não tome partido. Seja imparcial.

Onde estudar depois de fazer o Enem

Dadas as dicas para a redação, indicamos a você instituições de ensino superior nas quais você pode ingressar usando sua nota do Enem.

Todas elas são autorizadas e reconhecidas pelo MEC:

Leia também:

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdades que utilizam o Enem

O que você achou das nossas dicas de temas para o Enem 2019? Conte-nos suas impressões e expectativas sobre o exame, particularmente sobre a redação!

Comente