Para ser bem sucedido na prova do Enem é preciso estar preparado para a prova de redação. Desta forma o Enem Virtual selecionou para você todos os temas de redação do Enem separados por ano. Confira todos os temas de redação que já foram pedidos no Enem para se preparar para a prova.

Tema das Redações do Enem

Enem 2002

Para que existam hoje os direitos políticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.
(www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02.)

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. (…) A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em
comum para aprovar ou reiterar aÁıes que dizem respeito a todos os seus membros.
(Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.)

(Comício pelas Diretas Já, em São Paulo, 1984. )
A democracia é subversiva. … subversiva no sentido mais radical da palavra.
Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método democrático permite pôr em prática.
(Vox populi vox dei. – Norberto Bobbio. Qual socialismo? Discussão de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado).

Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não. O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível. Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências – antes e principalmente depois das eleições.
(André Forastieri. Muito além do voto. Época. 6 de maio de 2002. Texto adaptado.)

Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, e elabore propostas para defender seu ponto de vista.

Enem 2003

Entender a violência, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de  investimentos o Estado deve fazer para enfrentar o problema: incrementar  violência por meio da repressão ou tomar medidas para  sanear alguns problemas sociais gravíssimos?
(Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo)

Ao expor as pessoas a  constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência  começa a gerar expectativas, a fornecer padrões  de respostas. Episódios truculentos e  situações-limite passam a  ser imaginados e repetidos com o fim de legitimar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório  na  visão  de mundo que nos é transmitida.  O problema, então, é  entender  como chegamos a esse ponto. Penso que a questão crucial, no momento, não é a de saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber  como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando.
(Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.) 

Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre
o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? 

Instruções:
•  Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo
de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de
vista, elaborando propostas  para  a  solução do problema discutido em  seu texto. Suas propostas  devem
demonstrar respeito aos direitos humanos.
•  Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua
portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou de narrativa.
•  O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.