Temas para a redação do Enem

Enem — Escrito por

Discorrer sobre um assunto de maneira objetiva, coerente, coesa e sem erros de ortografia ou gramaticais não é tarefa fácil para muitos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para vencer mais esse desafio e conseguir uma boa nota no resultado da prova, é importante estar ligado nos temas para a redação do Enem. Confira abaixo qual deve ser a estrutura do texto, quais foram as propostas de redação dos últimos anos do Exame, dicas de como se sair bem e possíveis temas de redação para o Enem 2014.

Temas para redação do Enem: informação é fundamental

Além do conhecimento da língua portuguesa, o candidato do Enem deve mostrar habilidade de expor sua opinião sobre determinado assunto na forma de um texto dissertativo-argumentativo. Para isso, é necessário que ele saiba selecionar informações relevantes e pertinentes, relacionar ideias e organizar argumentos em defesa de seu ponto de vista.

Um dos fatores que ajudam a desenvolver competências como essas é a leitura, além da prática da escrita. Estar por dentro de assuntos da atualidade, ler sobre os temam em pauta nos diversos veículos de comunicação e conhecer diferentes opiniões auxiliam na produção do texto.

As propostas de redação são acompanhadas, ainda, de materiais que ajudam a desenvolver o tema, tais como trechos de livros, matérias jornalísticas, fotos, charges, letras de música, tiras e outros tipos de conteúdo de apoio. Leia-os atentamente sem, contudo, se restringir a eles. É importante trazer outras informações e evitar copiar frases da coletânea.

Saber quais foram os temas para a redação do Enem em edições anteriores do exame também é uma forma de entender os tipos de assuntos que geralmente são abordados e como o conteúdo pode ser trabalhado. Veja a relação a seguir:

Enem 2009

O tema da redação do Enem 2009 foi “O indivíduo frente à ética nacional”. A questão tinha como objetivo avaliar o comportamento humano, de modo que o candidato (como sempre é exigido na prova) indicasse uma proposta de ação social que respeitasse os direitos humanos. Na coletânea, havia um texto sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, outro sobre corrupção e uma tirinha de Millôr Fernandes a respeito da dificuldade de se encontrar pessoas honestas.

 

Enem 2010

O tema da redação do Enem em 2010 foi “O trabalho na construção da dignidade humana”. Nesse caso, além da exigência de apresentar uma proposta de intervenção social, o estudante teve a possibilidade de escrever sobre uma experiência pessoal que correspondesse ao assunto. Como textos de apoio, havia um a respeito do trabalho escravo e a Lei Áurea, e outro sobre o futuro do mercado de trabalho, incluindo questões como qualidade de vida, meio ambiente e globalização.

 

Enem 2011

O tema da redação do Enem 2011 foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. Redes sociais, internet, liberdade de expressão e privacidade foram algumas das questões abordadas nessa proposta de redação, que contou com textos de apoio sobre o direito ao acesso à rede. Além disso, a coletânea trouxe dados a respeito do tempo médio gasto na internet e suas consequências.

 

Enem 2012

O tema da redação do Enem 2012 foi “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Com três textos para consulta, o candidato teve de discorrer sobre o assunto e apresentar uma proposta de intervenção para a problemática. As referências eram trechos que falavam da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX, da vinda de trabalhadores bolivianos nos últimos anos e de refugiados do Haiti após o terremoto de 2011.

 

Enem 2013

O tema da redação do Enem 2013 foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Com apoio de dois textos e duas imagens referentes ao tema, o estudante teve de dissertar a respeito da lei que penaliza motoristas alcoolizados, sobre a qual muito se fala na atualidade. Como propostas de intervenção, o aluno pôde abordar, por exemplo, a necessidade de mais rigor no cumprimento da lei, de estrutura para que as blitz sejam eficientes e campanhas de conscientização.

Possíveis temas de redação para o Enem 2014

Como é possível notar, os temas propostos procuram tratar de assuntos atuais, que, de alguma forma, afetam o dia a dia da população contemporânea. Em geral, eles giram em torno de três variáveis: o homem com ele mesmo, o homem em relação ao outro homem e o homem em relação ao meio em que vive.

Além disso, é comum que a redação do Enem trate de questões que não possuem uma resposta consensual, de modo que o estudante possa demonstrar sua capacidade de ponderação, argumentação e seu ponto de vista.

Em 2014 o exame deve seguir essa mesma linha. Entretanto, não dá para ter certeza de qual será o tema de redação para o Enem 2014, uma vez que a prova é sigilosa até o momento de sua aplicação. O que especialistas fazem é apontar assuntos que têm boas chances de cair na prova, tais como:

– A participação política no Brasil e as manifestações;

– Mobilidade urbana;

– Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil;

– Diminuição da maioridade penal.

Além desses, outros temas são fortes candidatos, como a homofobia, o bullying e as novas leis, além dos desdobramentos do “mensalão”. Questões ambientais também estão sempre entre as mais cotadas para o Enem.

Redação nota 1000

Para conseguir um bom resultado na redação, esteja atento às regras da prova e aos critérios de avaliação. Fique ligado também nos assuntos que têm sido tratados pela mídia, leia jornais, navegue pela internet e converse com as pessoas sobre eles. Estudar os temas para a redação do Enem ajudará na argumentação do seu texto.

Por fim, pratique bastante a escrita, cuidando para expressar seus argumentos com clareza e domínio da Língua Portuguesa. Vale experimentar escrever sobre possíveis temas de redação para o Enem 2014, mas sem chegar no dia da prova com textos prontos na cabeça. A proposta de redação desse Exame também exige jogo de cintura para adaptar seus diferentes conhecimentos ao foco que é solicitado. Mantenha-se informado para o desenvolvimento de um bom trabalho!

 

 

Tags: , , , ,

Comente